Você acha que o cigarro ainda é o câncer da humanidade? Trocadilho a parte, a preocupação com o cigarro já é uma realidade na cabeça do brasileiro. Ao menos é o que afirma o Ministério da Saúde embasado pelos telefonemas ao Disque-Saúde.
Das quase 3 milhões de ligações recebidas no primeiro semestre de 2010, mais de 500 mil são sobre tabagismo, número maior que as dúvidas sobre câncer, aids, rubéola e doação de órgãos, os outros temas mais procurados.
Veja só alguns dos assuntos mais abordado no Disque-Saúde:
1) Tabagismo: 456.580 ligações (sendo: como parar de fumar, como ajudar alguém a parar de fumar, benefícios ao parar de fumar, sintomas que podem aparecer ao parar de fumar)
2) Saúde da Mulher: 304.747 ligações
3) Aids/DST: 199.347 ligações
4) Saúde do Homem: 99.428 ligações
5) Campanha Pratique Saúde: 82.986 ligações
O Ministério da Saúde calcula que 15,4% da população brasileira fuma, um hábito mais comum entre os homens, do que em mulheres, e assume que o processo de parada é longo e doloroso, mas precisa ser persistente. Cerca de 55% das pessoas com mais de 50 anos que tiveram problemas cardíacos ligados ao vício, continuaram fumando mesmo depois do susto (diz um trabalho apresentado no Congresso Americano de Cardiologia).
Se você quer parar ou quer ajudar alguém - faz muito bem ;D -, peça ajuda ao Disque-Saúde: 0800 61 1997, a ligação é gratuita. O INCA, Instituto Nacional do Câncer, tem uma cartilha bem completa para tirar dúvidas: http://www.inca.gov.br/tabagismo/folder/index.html
14 outubro 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, Fortunato! Minha Mãe fuma e gosta desse vício, faz por prazer. Mas vi seu post e indiquei, ela topou pedir ajuda pro disque-saúde. valeu!
ResponderExcluir