Do ano passado para este, algumas mudanças rolaram no circuito de Silverstone. Nada muito significativo, a pista já era excelente, bem conservada e com muitas curvas, o que dava uma ‘briga’ boa pelo pódio.
Fiquei ansioso para ver se a pista realmente ia ganhar mais velocidade nas curvas. O piloto precisa estudar essas pistas com antecedência, já que a velocidade aumenta onde o pé deveria estar no freio.
Mas a grande mudança ficou por conta das novas regras do Safety Car. Agora o SCar só entra na pista se necessário, quando o diretor de prova achar que os pilotos irão exceder a velocidade de segurança. Essa mudança quase anula as probabilidades de acidentes com o carro de segurança e que prejudique os carros, já que o líder da prova deve acompanhar o SCar, mas os demais podem ultrapassar quando houver espaço e segurança, como fez o Hamilton em Valência, sendo punido depois.
E na pista uma corrida tranquila, salvo pela ‘briga’ entre Massa e Alonso, que rendeu uma parada antes da hora para o Massa. Esses furos nos pneus da F1 são comuns nas colisões e com o aquecimento, por isso a largura varia de 30 a 40 cm, para que os outros pneus garantam a estabilidade do carro na pista até a troca. Se um carro comum tem o seu pneu furado em alta velocidade, a probabilidade de um capotamento é muito grande. Tá ai o motivo para não usarmos a F1 como inspiração nas ruas.
Se o Massa estava nervosinho, o Barrichello (@rubarrichello) estava mais tranquilo e garantiu a 5ª posição. O lado positivo de não se jogar no perigo e ir com certa cautela.
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