Quantas vezes você ouviu alguém falar que está com virose só este inverno? Pois é, a estação mal começou e a palavra já foi até desmoralizada (nas palavras do professor emérito da Faculdade de Medicina da USP, Vicente Amato Neto).
E é verdade, virose é o resumo de qualquer doença de rápido tratamento, onde o médico receita um remédio e você fica em casa de repouso por um dia, sem nem saber exatamente o que tem.
O Dr. Vicente garante que há muitos recursos para que seja feito um diagnóstico mais preciso, e esclarece que virose são as doenças infecciosas causadas por vírus. Parece simples, mas não é, já que pode trazer problemas muito diferentes, como febre, dores musculares, coriza, otite, amidalite, diarréia e - pasmem - até HIV.
Mas não pense que é só chegar no médico e pedir todos os exames possíveis e imagináveis, pois grande parte dos resultados só estarão prontos quando você já estiver zerado. O que vale mesmo, nestes casos, é observar todos os sintomas, as reações e mudanças do seu corpo e relatar na consulta (mesmo que o Dr. não pergunte! rs).
Além dos sintomas, preste atenção nos lugares onde você esteve e algumas práticas do dia a dia: se esteve em ambientes fechados, exposição a aquecedor ou ar condicionado, usou copo/ talheres de outra pessoa e por ai vai.
E bom inverno!
12 agosto 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Já não vou mais no hospital... tomo o mesmo remédio de antes e pronto. kkkk
ResponderExcluir