No último sábado, quando gravava em São Luís, partimos para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O que já estava bom ficou ainda melhor, mas por pouco tempo: na estrada nos deparamos com um acidente envolvendo um carro e uma moto.
Estávamos em duas vans e o motorista da minha, incentivado pelos passageiros, parou para ajudar. ‘Mas ajudar com o quê?’ eu perguntava, já que nesta situação o melhor que podemos fazer é ligar para os telefones de resgate e salvamento e pedir que se encaminhem imediatamente para o local.
Enquanto impedia que os atores e produtores chegassem muito perto dos acidentados, explicava por que tinha aquela atitude:
# Exceto se você for médico / paramédico, nunca toque as vítimas ou as removam do local onde estão. Não permita que outras pessoas façam isso, para que as lesões não sejam agravadas.
# A sua principal função será evitar o pânico, confortar os feridos, pedir o socorro e sinalizar o local com triângulo, galhos ou lanternas.
# Se outras pessoas já estiverem no local, siga adiante e tente avisar a autoridade mais próxima, parando em um posto policial ou ligando para a Polícia Rodoviária Estadual (telefone 198) ou Federal (191).
# Antes de tentar prestar qualquer socorro, evite ser mais uma vítima: pare o carro com cautela no acostamento e sinalize com o pisca alerta e o triângulo.
Nunca esqueça que existem pessoas especializadas para realizar o salvamento em qualquer tipo de acidente. Não tente fazer isso. ;D
17 fevereiro 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MUITO BOM!
ResponderExcluir