Aproveitei o Carnaval para visitar parte da minha família que mora no ‘interiorzão’ do Brasil. É bom aproveitar feriados longos para isso. Chegando lá fui direto para o supermercado, assim já chegaria na casa do primão com os comes e bebes do feriado.
E bastaram poucas voltas no mercado para que meus pais, que não são diabéticos e nem estão acima do peso, ‘encherem’ o carrinho de produtos DIET: “Na nossa idade é bom fugir da gordura”, se justificaram. E foi aí que tive a certeza de que ainda existe uma grande confusão entre produtos DIET e LIGHT.
Muitas vezes, essa confusão se dá pela falta de informação adequada e clara das embalagens. Confusão acentuada pela chegada dos alimentos denominados “Zero”. Mas se você, assim como meus pais, não sabe diferenciar esses produtos, veja como é simples:
Diet: tem isenção de açúcar e/ou proteína e/ou gorduras. Normalmente é indicado para portadores de doenças metabólicas, como o diabetes. Alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar e nem sempre são úteis para perda de peso.
Light: possui redução de calorias/ açúcares/ gorduras/ sódio ou outro nutriente em relação ao produto original. É indicado para pessoas que desejam reduzir o teor de açúcares, gorduras ou sal na alimentação. Nem todo alimento light é próprio para a perda de peso, já que em alguns casos, a redução calórica é muito pequena, mas no geral é o alimento mais indicado para isso.
Zero: promete isenção de açúcar com redução de calorias ou isenção de nutrientes em relação ao produto original. De modo geral as indicações são semelhantes aos dos alimentos light. Quando o alimento é zero por isenção de açúcares também pode ser consumido por diabéticos.
É que Diet lembra Dieta e muita gente associa dieta a emgracimento. Uma confusão generalizada ahaha
ResponderExcluir:)