Tio Alfredo recebe uma porção de apelidos maldosos por conta da sua pouca atenção. No almoço de domingo, todos tiraram um sarro da sua cara por conta de um episódio: na estrada, seu carro parou por conta de um pneu furado e estava sem estepe. Anoiteceu e ele não conseguia sinalizar corretamente, as luzes do pisca não funcionavam. Um caminhão passou e jateou lama nos para-brisas, ao tentar limpar percebeu que não tinha água no reservatório.
É por essas e outras ocorrências que a revista QuatroRodas faz matérias alertando sobre a manutenção preventiva, que não precisa ser feita na oficina mecânica. Estas dicas devem ser feitas em casa, na seguinte periodicidade.
Toda semana:
Lavadores dos vidros | Crie o hábito de conferir se é preciso completar a água dos limpadores. Acrescente também um pouco de detergente específico. Não use detergente doméstico, pois esses produtos contêm soda cáustica em sua formulação, o que pode ocasionar manchas na pintura.
Óleo do motor | Verifique o nível do óleo do cárter com o veículo sobre uma superfície plana e, de preferência, com o motor frio. Confira no manual a localização da vareta, limpe-a e volte a colocá-la no lugar. Tire novamente e cheque o nível, que deve estar entre as marcas de mínimo e máximo. Se o nível estiver baixo, complete, utilizando um produto com a especificação recomandada pelo fabricante do veículo. Nunca ultrapasse o nível máximo.
Pressão dos pneus | Veja sempre que puder, ou antes, de viajar, seguindo a indicação do manual do proprietário. Lembre-se de que os pneus devem estar frios, ou seja, não devem ter rodado mais do que 3 quilômetros, incluindo o estepe. Acima dessa distância, o atrito dos pneus com o solo aquece o ar interno, que se expande e distorce a calibragem.
Todo mês:
Fluido da direção hidráulica | Para checar o nível, basta abrir o reservatório e conferir, por meio do medidor existente na própria tampa. Complete com o óleo indicado pelo fabricante no manual do proprietário.
Lâmpadas | Verifique o funcionamento das lâmpadas e substitua, se houve necessidade. O processo é simples, mas deve se ter cuidado ao manusear a lâmpada nova, principalmente se for dos faróis. Evite tocar o bulbo, pois a oleosidade natural da pele vai tornar o vidro amarelado, reduzindo sua eficiência e até mesmo diminuindo a vida útil. Se for inevitável, limpe a lâmpada depois, com um pano umedecido com álcool.
Ocasionais:
Palhetas dos limpadores | Providencie a substituição das palhetas toda vez que a borracha estiver ressecada ou danificada, para que não perca a eficiência ou risque o para-brisas. Adquirir um produto específico para o seu automóvel.
Filtro de ar | Veja no manual do veículo a localização do compartimento do filtro de ar e confira seu estado. Sua duração é de aproximadamente 10 mil quilômetros, mas quem trafega em locais muito empoeirados/estradas de terra, deve trocá-lo com mais frequência. Em alguns casos, leves pancadas são suficientes para limpá-lo e dar uma sobrevida. Nunca use jatos de ar comprimido.
Fusíveis | Se o farol não ascende e a lâmpada não está queimada, então a causa deve ser o fusível. Confira no manual do veículo a localização do compartimento de fusíveis. Verifique qual deles é o responsável pelos faróis, retire-o e substitua por um novo. Não improvise com fusíveis, sempre realize a troca com um fusível de mesmo material e amperagem, para não causar sérios danos ao sistema elétrico do automóvel, curto-circuito e até mesmo incêndio.
Independente do serviço faça sempre com muito cuidado, munido de materiais de segurança e o manual do seu carro. Não banque o mecânico e certifique-se de estar fazendo o melhor para você e para o seu carro.
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