Voltar para o hotsite

26 março 2010

Cozinhando com segurança

Como eu moro sozinho, fui obrigado a aprender a me virar. Ou seja, sou um pouco “dono de casa”, e isso inclui lavar, passar, limpar e o que eu mais gosto: cozinhar! Afinal, é a única das atividades da casa que você pode comer depois.

Mas até uma simples pilotagem de fogão pode trazer riscos. Afinal, você está literalmente com as mãos no fogo! É importante não deixar as panelas com os cabos para fora do fogão quando for fazer outra coisa, como picar cebolas. Uma esbarrada com o cotovelo e pronto, um desastre acontece.

Se você for usar uma panela de pressão, tenha cuidado e preste atenção em algumas dicas: não exagere na água, para que o líquido não transborde ao ferver, entupindo a válvula de segurança. Deixe essa válvula sempre limpa e desentupida, assim você evita uma explosão digna de Hollywood em sua casa.

Emergência: a frigideira com óleo pegou fogo! Fique calmo e não tente jogar água ou abanar. Para evitar que o fogo se alastre por toda a cozinha, tape com uma tampa ou use o extintor de incêndio de CO2 mais próximo, se possível.

Tenho certeza de que, com essas dicas e uma boa receita, você consegue fazer um belo prato. Boa sorte como chef e “bon appétit”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário