Voltar para o hotsite

22 abril 2010

Earth Day, hoje é Dia da Terra!

Hoje é 22 de abril, Dia da Terra! Você sabe o que isso significa?

Esse dia foi criado em 1970, com o nascimento do moderno movimento ambientalista nos Estados Unidos. O fundador Gaylor Nelson propôs um protesto ambiental nacional, onde 20 milhões de americanos saíram às ruas para demonstrarem sua simpatia à causa, em nome de um ambiente saudável e sustentável. E pelo que vejo todos os dias, estamos na época em que mais deveríamos nos preocupar com o meio ambiente...

As Nações Unidas (NU) acreditam que há uma perda de três espécies por hora para a urbanização, desflorestamento, pesca excessiva, mudança de clima e espécies invasoras. E não é apenas sobre o “selvagem”. Os habitats humanos, como as fazendas, estão igualmente ameaçados. A coisa está realmente feia! De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial (FEM) dos Riscos Globais 2010, 60% dos serviços do ecossistema do planeta foram degradados nos últimos 50 anos. E a culpa é nossa!
Não pense que só as autoridades podem fazer alguma coisa pelo planeta: nós podemos! E não precisamos chamar o Capitão Planeta. Atitudes que tomamos no nosso dia a dia podem ajudar a ajeitar nosso planeta, e ser consciente é a primeira delas.

Isso já resume tudo: não jogar lixo nas ruas, separar para reciclagem sempre que possível, economizar água no banho e na hora de lavar as mãos e escovar os dentes, usar pouco papel (ou toalha, melhor ainda) para enxugar as mãos... Todas aquelas pequenas coisas que você já está cansado de ouvir, mas não faz por preguiça ou esquecimento.

Podem parecer coisas pequenas, mas se fizermos este pouquinho, ajudaríamos e muito nosso planeta! Que tal começar hoje, no dia da Terra?
Quer saber mais sobre o assunto? Dá uma olhada no site Knowledge. Existem vários artigos, pesquisas, fotos e vídeos sobre os riscos eminentes do planeta.

Ahh... Hoje também é o dia do descobrimento do Brasil! Na época de Pedro Álvares Cabral, o Brasil era a terra mais linda, verde, com fauna e flora riquíssima... é, fazem só 510 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário