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29 julho 2011

Check list da compra do carro usado.

Amanhã cedo vou ver um carro usado para comprar. Irei de dia porque nada como a luz natural para avaliar um veículo. Tenho uma listinha em mãos para não esquecer de nada.

Dê só uma olhada nos itens do check list. Além de neurótico com segurança, eu também sou um cara organizado! rs


Estado geral


• Olhar o estado geral do carro andando ao redor dele: estética do carro, a limpeza, o brilho da pintura e os acessórios em geral.)
• Abaixar-se até a altura dos faróis e lanternas traseiras para visualizar toda a lateral do carro. Ficar atento com o alinhamento das peças, as eventuais "ondulações" na lataria e a diferença de cor na pintura entre as peças.
• Ver se há diferença de tonalidade entre os faróis do lado esquerdo e direito, assim como nas lanternas traseiras. Caso haja, isso é uma evidência de que o componente foi substituído. 
• Abrir e fechar as portas, o capô e a tampa do porta-malas para perceber se há dificuldade no manuseio ou diferença expressiva no alinhamento das peças.
• Comparar a quilometragem com o ano do carro. Em média, um carro roda em torno de 15.000 a 20.000 km por ano.
• Conferir se a parte elétrica está toda funcionando: faróis, setas e luzes, assim como vidros elétricos, travas, alarme e painel interno.


Motor


• Ligar o carro e deixá-lo funcionando por algum tempo. Ver se há oscilação no motor ou barulhos acentuados. 
• Pisar na embreagem até o fundo para verificar se as marchas engatam suavemente e se o pedal está muito duro ou pesado.
• Observar o estado de todos os pneus, inclusive o estepe. 
• Ver também se não há rodas amassadas.
• Atentar se há óleo escorrido, sujeira demasiada, fios e componentes plásticos muito ressecados. E se na parte interna da lataria (longarinas), há diferença de cor na pintura ou no aspecto da peça.
• Abrir a tampa traseira e fazer a mesma conferência efetuada na lataria dianteira. Verificar se há amassados ou indício de reparos.
• Analisar se o escapamento não está podre, olhando a peça diretamente. Ver se a fumaça que sai do escapamento não está muito preta ou branca. 
• Certificar-se de que não há barulho intenso.


Documentação


• Conferir o número do chassi e da placa. 
• Ver se o lacre da placa traseira não está rompido ou apresenta qualquer dano.
• Conferir se os números gravados nos vidros são os mesmos números do chassi.
• Observar se o carro possui etiquetas com o número do chassi coladas na coluna da porta dianteira, caixa da roda dianteira, embaixo dos bancos e próximo ao número do chassi.

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