Por conta de números altos como esses no mundo todo, que 350 especialistas em cardiologia de 29 países, com um colaborador brasileiro, se uniram para redigir as novas diretrizes mundiais para salvar pessoas com parada cardíaca.
Para a Sociedade Brasileira de Cardiologia, é possível que metade das mortes sejam evitadas se as pessoas, mesmo sem conhecimento algum do corpo humano, estiverem preparadas para fazer a compressão e usar o desfibrilador. Esta ação é importante já que a cada minuto de parada cardíaca, o paciente perde 10% da chance de sobreviver.
A nova recomendação é que, diante de uma pessoa inconsciente e que não respira, uma pessoa telefone para um serviço de emergência (192 ou 193), enquanto outra inicie imediatamente a massagem cardíaca: a compressão do peito deve ser feita num ritmo de 100 ‘apertos’ por minuto e o peito do paciente deve ser comprimido por cerca de 5 centímetros (no caso de crianças, 4 cm).
Os locais de grande aglomeração (shoppings, estádios, aeroportos, empresas etc.) são obrigados por lei a ter um desfibrilador automático e pessoas capacitadas para utilizá-lo, peça o mais rápido possível. A respiração boca a boca não é mais indicada.
Não esqueça essas dicas e passe-as para outras pessoas, elas podem salvar vidas. ;D