Voltar para o hotsite

23 julho 2010

Pode ser uma poça, mas pode ser um lago

O título é um exagero, mas não dá para prever o que tem debaixo duma poça d’água na estrada. E passei por mais esta nesta semana voltando para o aeroporto.

Uma chuva rápida, mas muito forte comprometeu ainda mais a estrada que já era ruim. O motorista vinha acelerando e todo mundo escorregando pra lá e pra cá no banco da Kombi. Se não fosse o perigo, seria engraçado (lembrei da época de perua escolar).

Com a chuva, a estrada ficou cheia de lâminas de água. A aquaplanagem, como chama essas poças, tira toda a aderência do pneu com o solo, o que pode tirar o controle do carro, que vai patinar e sair para algum dos lados da pista.

Já dirigi nestas condições em sets de gravação, o que é 100% seguro. Mas pra você que está na estrada ou mesma na cidade, olha só as dicas que um perito me deu para fazer uma gravação: não tente virar o volante e mantenha as mãos firmes, tire o pé do acelerador. A desaceleração deve trazer o carro de volta ao controle, ai sim, você pode frear suavemente. Movimentos bruscos com o volante ou freio podem fazer seu carro rodar ou até capotar. Cuidado!

Importante, também, é manter os pneus do seu carro sempre novos, desgastados jamais! O pneu careca fica mais deslizante e não aceita bem a frenagem necessária nesta hora, ficando 35% mais veloz que um pneu novo. Evitar altas velocidades ajuda, sempre.

O bom é que, passado o perigo, a história teve um lado engraçado: eu e os produtores escorregando pra tudo quanto é lado na kombosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário