Voltar para o hotsite

19 maio 2011

Motoristas e motociclistas vivendo em harmonia

Motorcycle Safety Foundation é uma fundação norte-americana que busca a segurança nas ruas e rodovias para os motociclistas. A fundação é tão dedicada à segurança que, com apoio das principais montadoras do setor, ministra palestras, cursos, vídeos e faz divulgação massiva para levar a segurança para o máximo de motoristas.

E um dos materiais criados por esses especialistas, foi algumas diretrizes para motoristas de carro, ônibus, caminhão etc., para entender melhor os motoristas de motocicletas. E mesmo o trânsito dos EUA sendo bastante diferente do nosso, as dicas são válidas em qualquer lugar. Veja só:

1. Dados indicam que mais da metade dos acidentes fatais com motos que envolvem outro veículo não é de responsabilidade do motociclista.

2. Devido a sua menor dimensão a motocicleta pode facilmente ficar escondida nos “pontos cegos” dos carros ou ainda ser confundida com objetos ou ficar disfarçada em árvores, cercas etc. Preste bastante atenção e olhe duas vezes antes de trocar de faixa ou entrar em um cruzamento.

3. Uma motocicleta pode parecer que está mais longe do que realmente está, assim como é difícil determinar a velocidade de uma moto.

4. Muitas vezes os motociclistas diminuem a velocidade simplesmente reduzindo as marchas ou tirando a mão do acelerador. Mantenha distância segura deles.

5. Motociclistas frequentemente ocupam uma posição na faixa de rolagem para serem vistos mais facilmente ou para evitar sujeira da pista.

6. As setas não se desligam automaticamente nas motos, portanto alguns pilotos esquecem de desligá-la algumas vezes.

8. A distância de frenagem de uma moto é praticamente a mesma de um carro, mas pisos escorregadios dificultam a parada.

Você pode ler estas e outras diretrizes no site oficial do MSF: http://www.forcardrivers.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário