Voltar para o hotsite

11 maio 2011

Os grandes mitos (MICOS) profissionais

Até outro dia era um grande risco ter Orkut quando se estava fazendo entrevistas de emprego. Você aparecia na entrevista todo bonitão e eloquente, e o entrevistador via no seu perfil a comunidade “Atraso todos os dias”. Já semana passada, recebi uma proposta de trabalho que pedia não receber textos ou vídeos com meus trabalhos e sim, perfil no Linkedin com todos os links. E lembra quando você ficava até tarde no trabalho pra fazer uma média com a chefia?

Pois é, o mercado de trabalho muda o tempo todo, assim como as necessidades de estarmos ligados em tudo o que acontece, dentro, mas muito mais fora do escritório e do que fazemos. Por isso, acompanhe o que já foi regra, mas agora é o maior mito (e mico) do comportamento no ambiente de trabalho... mas veja logo por que já, já muda (rs):

#1 Quem estende o expediente é visto como competente e esforçado: ficar até mais tarde de forma frequente é visto como desnecessário e improdutivo. Faça o dia render ou faça trabalho fora do escritório. Até por que, um bom profissional também tem vida após o trabalho.

#2 Rede social é brincadeira de quem não tem o que fazer: mesmo que você não seja um especialista nessa área, as redes sociais SÃO uma fonte de informação sobre o seu cliente, produto ou o público da sua empresa. Quem está fora delas é considerado um analfabeto digital. Mas não abuse.

#3 Devo ouvir críticas em silêncio: não faça isso. Estabelecer o debate racional, ainda mais quando em defesa própria, é muito importante. Ficar em silencio pode soar como desinteresse, medo e até covardia. Deixe claro os seus pontos de vista aceite a que forem pertinentes.

#4 Pessoas ambiciosas são perigosas: Segundo o livro “Por Que a Gente É do Jeito que a Gente É?” (Ed. Gente), pessoas ambiciosas normalmente são mais invejadas do que malvistas, pois são claras a respeito de seus objetivos. A ambição precisa ser compartilhada e orientada por valores. O que não é bacana é a ganância.

#5 Um currículo sempre deve ser curto e objetivo: Embora alguns especialistas sustentem que o recrutador do RH deve se encantar por um currículo em cinco segundos de leitura, o importante é o conteúdo de qualidade, se você tem o que colocar (cursos, experiências, trabalhos na área, viagens etc.), não deixe de informar no seu CV.

Você pode ler essas e mais dicas acessando: http://migre.me/4qIXB  ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário