Voltar para o hotsite

19 novembro 2010

Como vai o cartão de crédito?

O índice de cheques devolvidos tem, há cinco anos, quedas pequenas a cada mês, mas que não ultrapassam 2% de devolução em todos os cheques emitidos no país. Em contraponto, a inadimplência aumentou 16,9% no mês de outubro em relação a outubro passado, fato que pode ser creditado aos cartões de crédito, crediários e financiamentos.

Um dos motivos de ‘estouro’ no cartão de crédito e na conta corrente é a necessidade de estar bem e as facilidades oferecidas nas compras. Uma pesquisa realizada pelo instituto Data Popular, indica que o grupo que avoluma esses números são mulheres jovens (18 - 24 anos) da classe C que afirmam gastar cerca de 71% do que ganham com moda, 28% assumem serem consumistas ai extremo (rs). Que tipo de consumidor (a) você é?

Não comprar ou comprar somente se houver real necessidade são conselhos chatos que todo mundo dá, mas poucos seguem. Por isso, vou reproduzir aqui as dicas de um amigo economista que entende as necessidades pessoais (satisfação mesmo) das pessoas economicamente ativas. Vamos lá:

1. Controle as finanças.
2. Barganhe desconto!
3. Esteja alerta à tributação do seu banco e financeiras.
4. Acompanhe e analise a concorrência antes de comprar.
5. Atente para a inflação e moedas estrangeiras, isso impacta no valor do produto/serviço em determinado momento.
6. Pesquise preços.
7. Estude as opções de pagamento.
8. Controle as suas despesas.
9. Mantenha a contabilidade em dia, controle o caixa diário.
10. Fuja de cheques especiais e empréstimos de curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário