Voltar para o hotsite

08 novembro 2010

Mitos sobre os pneus do seu carro

Quem nunca confiou numa “verdade” até que ela se revelasse uma tremenda – e desesperadora – de uma mentira? Isso sempre acontece quando os especialistas de última hora (hehe) insistem em espalhar informações erradas por ai.

E quando se trata dos pneus do seu carro estas informações podem ser fatais. Veja só as grandes mentiras que rodam por ai e comprometem a segurança da sua caranga. Se souber de outros mitos não deixe de comentar! ;D

. Validade dos pneus: não pense que ele é eterno como dizem. A verdade é que tudo no Brasil que envolve segurança e saúde precisa ter, por lei, data de vencimento. Os pneus devem ser usados num período de cinco anos, a partir da data de fabricação que deve estar informada em sua embalagem. O mesmo vale para o seu estepe.

. Estepe calibrado: O estepe está lá esquecido e quando você precisa ele está murcho. Por isso, ele deve ser calibrado assim como os pneus em uso. Faça disso uma prática a cada 30 dias.

. Pneus com bolhas: tem gente que acredita que é possível uma emenda. Nunca! Constatando uma bolha, o pneu deve ser trocado imediatamente. Mesmo que pequena, ela pode estourar a um impacto e provocar um grave acidente.

. Troca: quando surge necessidade de trocar um ou dois pneus, não será necessária troca completa, basta realizar a troca do pneu desgastado e o outro pneu do mesmo eixo, garantindo o equilíbrio entre as rodas. Prefira deixar os pneus novos na parte traseira (por serem fixos é mais difícil de controlá-los, pneus novos dão uma ‘força’).

. Pneus de marcas diferentes: mesmo pneus de mesma medida apresentam pequenas diferenças. Por isso é importante – sim – que, quando precisar trocar os pneus, use a mesma marca e modelo utilizada nos demais, ao menos nos pneus de mesmo eixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário