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04 novembro 2010

Pé de chumbo ou pé de pena? Fique atento com a embreagem!

Cada peça do carro trabalha para algo, mas o funcionamento no todo precisa ser harmônico para que você rode com seu carro numa boa, sem prejudicar nada. Um dos itens mais utilizados no carro é o pedal da embreagem. O sistema de embreagem atua interrompendo ou permitindo a passagem da potência do motor para a caixa de marchas, que transfere a rotação para as rodas do veículo e permite que você faça arrancadas e troque as marchas de forma suave.

E qual é o modo correto de utilizar a embreagem? Segundo profissionais, a primeira e mais importante noção que se deve ter para não desgastá-la é usar a embreagem por inteiro, sem “meio termo”, ou seja, engatar marchas completas, não usar para brincadeirinhas (cavalo de pau, arrancadas – rs) e não usar engatada na ladeira. Nessas ações a embreagem, além de aquecer, escorrega e gera mais atrito, gerado pela fricção.

Utilizar a segunda marcha para mover o veículo também agride a embreagem, já que exige mais rotações que a primeira marcha, desliza menos. Por isso, sempre parta com o carro em primeira marcha.

Já nas trocas de marcha com o veículo em movimento, o procedimento correto é o de primeiro soltar completamente a embreagem para depois acelerar o automóvel, de modo também a evitar fricção desnecessária. Descansar o pé no pedal? Mude também este hábito.


Seguir estas simples dicas evita o desgaste desnecessário da embreagem do seu carro, além do alto custo precoce (valores entre R$ 800 e 2000, incluindo o kit embreagem e a mão de obra) de reparo e troca.

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