Voltar para o hotsite

18 novembro 2010

Não dê chance para a bandidagem

Em um curto período de três meses, 69 pessoas foram vítimas de latrocínio (assalto seguido de morte) somente no Estado de SP. Destas, 23 dentro de seus carros, 13 em suas casas. O número pode não impressionar em primeira vista, mas a análise da Secretaria de Segurança Pública impressiona, já que eles acreditam que grande parte das mortes acontece devido à resistência em entregar os bens.

Não podemos prever o que passa na cabeça desses marginais, mas estando nas mãos deles podemos evitar um final trágico. Veja só dicas da Polícia Militar do Estado de SP:

. Nunca (nunca!) reaja, resista ou negocie durante um roubo. Nenhum bem, mesmo que não esteja segurado, vale mais do que a sua vida ou das pessoas que estão com você. Pense em quem espera por você em casa.

. Deixe as mãos sempre na vista do bandido e diga cada movimento que pretende fazer, para que ele não tome uma medida impulsiva.

. Esteja sempre atento (como dizem os escoteiros sempre alerta!) ao movimento de pessoas, carros e motos suspeitos onde quer que você esteja: no seu carro, sua casa, no caixa eletrônico, saindo do seu trabalho e de comércios etc. Evite passar por locais de pouco movimento ou de movimento suspeito.

. Chegando em casa de carro, vá até a esquina e veja se há pessoas suspeitas. Faça o mesmo na outra esquina. Se estiver a pé ou de carona, esteja com as chaves em punho e seja o mais rápido possível.

. Tenha o hábito de ligar para sua casa avisando a hora aproximada que irá chegar. Estabelecer uma palavra/frase secreta é uma opção para caso tenha problemas e seja identificado caso receba alguma ligação (estabeleça uma pergunta, se você responder de acordo significa que está em risco, se estiver tudo bem você pode dizer ‘Ok, está tudo certo, não se preocupe’).

. A PM incentiva que as pessoas liguem para o 190 sempre que notar algo estranho ou fora da rotina, mesmo que não esteja acontecendo nenhum crime.

Um comentário:

  1. Fortunato, ontem fui assaltada na rua da academia. Voltei aqui para te agradecer... pois lembrei desse post o tempo todo.
    Eu estava a pé e o meliante também, mesmo assim fiquei calma (mas morrendo de medo), avisei que ia abrir a bolsa e procurar as coisas que ele queria... ele percebeu que eu queria colaborar e foi embora rápido levando somente o celular.

    Muitooo obrigada. =D

    ResponderExcluir