Voltar para o hotsite

16 novembro 2010

Festa de improviso na laje: fuja dessa!

Nada como reunir amigos com paixões comuns pra contemplar algo em conjunto. Para alguns, que é o meu caso, a corrida de encerramento da temporada 2010 da Fórmula 1, para outros o churrasco, a cerveja ou o simples prazer da reunião.

E foi neste clima de feriado que um dos meus amigos de longa data reuniu um pessoal para assistir a corrida em sua big TV na laje de sua casa, com muita comida e bebida. Mal cheguei e já notei que o risco de acontecer um corre-corre antes mesmo de a corrida começar era enorme. Acesso por escada de piso sem antiderrapante. Churrasqueira e churrasqueiro improvisados. Uma única tomada com TV, ventilador, forno micro-ondas, geladeira. Crianças correndo.

Podemos usar as estatísticas de acidentes domésticos nas festas de final de ano, que em 2009 ultrapassou os 80 mil atendimentos hospitalares de urgência. E embora não existam números precisos sobre festas improvisadas, às causas são quase sempre as mesmas: a imprudência.

Deixo dicas muito simples com o que vivenciei nessa reunião:

1. Escolha bem o lugar, que deve ser seguro, espaçoso e arejado. O piso deve ser aderente, mesmo que molhado (grama é uma boa pedida).
2. Prefira pratos e copos descartáveis. Caso caiam não formarão milhares de partículas cortantes.
3. Contrate ou determine pessoas responsáveis pela comida (churrasqueira, fogão etc.). Quando todos decidem ajudar, maiores são as chances de acidentes com o fogo ou panelas.
4. Se for festa para adultos, com bebidas alcoólicas, evite crianças no local. Além dos pequenos precisarem da atenção de pessoas 100% sóbrias, não é bacana influenciá-las ao hábito (crianças se espelham no comportamento dos adultos).
5. Nunca ligue vários eletrodomésticos em uma mesma tomada, o risco de um curto-circuito é enorme. Segundo números da CPFL (empresa de energia de São Paulo), ocorreram 288 acidentes fatais envolvendo a rede elétrica em 2009; 331 em 2008.
6. Eletrônicos e eletrodomésticos devem estar em áreas seguras, impossibilitados de deslizamento ou queda.


Se você já teve alguma experiência como essa, conte aqui e dê sua dica também! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário