Voltar para o hotsite

09 novembro 2010

De bike numa boa

Minha bike virou o transporte oficial do dia a dia. O carro sai da garagem quando faço percursos maiores ou pra noite. Assim como eu, milhares de pessoas também estão mudando para esta forma sustentável, barata e saudável de se locomover.

Ao contrário de mim, que sempre saio munido de capacete, joelheiras, cotoveleiras, uma jaqueta grossa e muita atenção, muita gente sai munida de irresponsabilidade e desatenção, é o que indica pesquisas.

De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 403 acidentes no Estado de São Paulo, com 401 vítimas, sendo 12 vítimas fatais. Os números são muito semelhantes aos anos anteriores, o que mostra que o comportamento de ciclistas, motoristas e motoqueiros não mudaram,

O Brasil é o terceiro maior produtor de bicicletas do mundo (7 milhões de peças foram produzidas e distribuída em 2009), perde para a China, que detém mais de 80% da produção, e para a Índia. O número dos investimentos em ciclovias e medidas de segurança também deveria ser tão grande quantos o número de vendas.

Encontrei esta genial ideia de uma faculdade na Suécia que desenvolveu airbags para ciclistas. Os testes foram realizados em laboratórios simulando atropelamentos (é um crash test semelhante aos que a Allianz realiza =D): http://www.youtube.com/watch?v=d7Oud3iGXWY



Enquanto estes super airbags suecos não chegam por aqui e as melhorias vão sendo feitas pelo poder público, que tal fazer a sua parte?

1.Utilize preferencialmente uma ciclovia ou ciclo-faixa.
2. Use capacete (uso também joelheiras, cotoveleiras e roupas grossas para me protegem em caso de quedas).
3. Andando nas vias, procure ficar nos cantos, próximo ao meio-fio ou aos carros estacionados (a lei obriga que os carros mantenham uma distância de 1,5 metro da bicicleta).
4. Ao andar na rua, fique no mesmo sentido dos automóveis. É ilegal usar a contramão.
5. Instale retrovisores e adesivos refletivos nos pedais (exigências do Código de Trânsito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário