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08 abril 2011

8 anos de carro flex no Brasil

Meu carro é movido à gasolina. Quando comprei se quer existia carro flex. Por muitas vezes, pensei em comprar um carro zero só para ter a economia do etanol, mas os preços oscilam tanto que continuei com a minha caranga a gasosa.

A fabricação de carros bicombustível comemorou agora em março oito anos de vida e, na opinião dos especialistas, o suspiro de alívio da dependência do petróleo, combustível fóssil que um dia vai acabar.  Em 2010, 86,4% dos automóveis fabricados no Brasil eram bicombustível, número que não parou de crescer este ano.

E se você também possui um carro a gasolina e pensa em fazer uma alteração no sistema, tome muito cuidado: para que o motor aceite gasolina e etanol foi preciso grandes alterações nos componentes eletrônicos para que o motor leia corretamente o combustível. Um serviço mal feito em oficina pode comprometer todo o seu carro.

Outro problema é abastecer com um só tipo de combustível e depois fazer a troca por outro. Em alguns motores não há problema algum, em outros é importante que você ande por cerca de 20-30 minutos até que o sistema reconheça aquele combustível ou, ainda, que você prefira meio tanque de cada um. A dica aqui é ler o manual do proprietário.

E para você qual a maior vantagem do auto bicombustível? Economia para o seu bolso, facilidade na hora de abastecer, diminuição da emissão de gases nocivos,...?

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