Voltar para o hotsite

15 abril 2011

Presente de grego

Ontem a noite uma prima chegou de viagem e reuniu todos na casa de seus pais. Foram 5 anos viajando pelo mundo defendendo um projeto social bem bacana em mais de 40 países. Fizemos uma festa verde-amarela cheia dos melhores quitutes nacionais.

Em determinado momento, Carla, a minha prima que viaja 10 dos 12 meses do ano (rs), pegou uma mala enorme e começou a tirar as “lembrancinhas” das viagens em pequenos embrulhos: miniatura da Torre Eiffel, chaveiro com miniônibus vermelho de Londres, camiseta da Bulgária com dizeres que ninguém conseguia traduzir. A face da família era uma só: decepção e sorriso amarelo.

E se você quer fazer diferente e comprar os melhores souvenires, seja fora ou dentro do Brasil, pegue as dicas de um grande guia de viagens:

1. Se quiser surpreender evite as miniaturas óbvias (Estátua da Liberdade, Galinho de Barcelos, Cristo Redentor, Calangos do DF etc.).  Essas lembrancinhas são produzidas em larga escala, é possível que o presenteado já tenha diversas versões do mesmo ponto turístico.

2. Só compre peças de decoração se conhecer a casa e o gosto da pessoa, se ela curte objetos decorativos e se o presente combina com a casa. Nestes casos, o seu bibelô pode decorar a parte interna de um armário ou, até mesmo, o lixo.

3. Camiseta é fácil de comprar e geralmente leva um símbolo importante da cidade/ país, fora as frases de lembrança (rs), mas não se apegue por conta do baixo preço, geralmente elas são feitas com malha de pouca qualidade. Além do mais, pouquíssimas pessoas usam essas camisetas depois. Veja se vale a pena dar um “pijama” de souvenir.

4. Não compre peças de materiais quebráveis, mesmo que você ache que o plástico-bolha pode protegê-lo na sua mala. Você pode ter uma triste surpresa ao desembalá-los. Também evite peças grandes, difíceis de carregar e despachar caso esteja viajando de avião.

5. Prefira lembrancinhas típicas e inimagináveis. Peças pouco comuns agradam muito mais, além de carregar um pouco da cultura do local consigo.


Mais importante que essas dicas é analisar cada pessoa presenteada. Não compre por obrigação, assim evitará sorriso amarelo e gastar dinheiro desnecessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário