Voltar para o hotsite

20 agosto 2010

Avarento não. Econômico e sustentável!

Na onda da economizar algumas pratas, passei a manhã observando a minha casa e como gastar menos com as contas de abastecimento. Logo de cara, já percebi os outros benefícios embutidos.

Economizando água. Escovar dentes, lavar louça com a torneira aberta é passado, já avisei a Dita, minha diarista. A calçada só será lavada quando chover, antes disso, vamos de vassoura. Torneira pingando? Consertei todas! Já é uma economia de mais de 40 litros de água por dia, ou seja, mais de 1.200 litros por mês.

No escuro. O chuveiro elétrico na posição verão consome perto de 40% menos energia do que na posição inverno (e faz melhor pra pele hehe). Lâmpadas comuns podem ser trocadas por florescentes, que economizam 80% de energia e duram muito mais. Tirando os eletrônicos da tomada você evita o modo stand-by que também consome energia e a prática pode evitar curtos circuitos e, até mesmo, incêndios em caso de queda e retorno de energia bruscas na sua ausência.

Email addicted! Aproveite os horários de tarifas menores para fazer interurbanos. Informe-se o critério para os horários à noite, aos sábados após as 14 horas e aos domingos e feriados. Verifique por quantos minutos é cobrando um impulso. Administre esse tempo e os múltiplos dele. Ligando nos horários de tarifas especiais o valor da conta pode cair em mais de 45%.

Fortunato no mercado. Fazer uma listinha te baliza do que realmente está precisando e a quantia ideal pra sua casa, assim evitamos desperdício e a sobrecarga da geladeira, que vai passar a consumir mais (vale ler o manual da sua geleira). Lá no mercado você decide o que é indulgência e delícias a parte.

Roupa suja se lava em casa. Máquinas de lavar que utilizam água quente gastam quase 10 vezes mais energia do que as que lavam com água fria. Acumular roupa para lavar economiza, ainda, água, energia e tempo.

Alguém tem mais alguma dica da boa? ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário