Voltar para o hotsite

24 agosto 2010

Como se tornar um dublê

A revista Mundo Estranho fez uma matéria pro seu site sobre como ser um dublê. É bem engraçada e por isso vou reproduzir aqui algumas infos e coisas que acho bacana dizer.


Um dublê de ação vai além de fazer rapel e se pendurar em coisas em movimento... tem que saber levar golpes, pular e cair em pé, passar muito tempo debaixo d'água sem tubo de oxigênio, ficar em ambientes em chamas, "brincar" com animais ferozes e por ai vai.

Claro, tudo com os limites de segurança e os estudos de riscos para não sair nada errado. São as nossas técnicas secretas e os equipamentos adequados.

Topou tudo isso? Então é só ver se você se enquadra no resto:

Você pode se graduar e pós-graduar na profissão. Na escola se aprende as técnicas para simular atropelamentos, lidar com capotamentos, queda de altura, coreografias de luta, rolamento de escadas, salto de carro em movimento, esporte radicais e por ai vai.

Com diploma na mão você deve entrar pra uma equipe de dublês e esperar que apareça algo bacana em comerciais, novelas, filmes e eventos. Com o tempo e a qualidade do seu trabalho, você é notado e convidado para trabalhos maiores.

O dia a dia varia de acordo com cada trabalho, muitas vezes somos convocados para o set de filmagens e aguardamos – pacientemente – a nossa “vez”. Às vezes a gravação nem rola, mas absorvemos o aprendizado de como fazer uma cena arriscada (se o diretor for bacana ahaha). O bom mesmo é que é uma atividade que nunca cai na rotina e é cheio de desafios.

Com o aumento das produções nacionais e gravações internacionais no BR a atividade vem crescendo e a necessidade por um bom profissional, também. ;D

E ai, bora ser dublê?

2 comentários:

  1. E onde tem uma "escola" bacana de dublês no Brasil? Onde você se formou?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi César, aqui no Brasil tem a Águias de Fogo, falam muito bem, contribuiu em mts produções nacionais. Eu me formei na Inglaterra, na London Stunt School, que é uma excelente escola, muitos caras feras saíram de lá... e eu nem tô falando de mim. rs

    ;D

    ResponderExcluir