Voltar para o hotsite

16 agosto 2010

Segurança no volante Vs Prazer por dirigir

Sou apaixonado por dirigir. Às vezes cansa. Tem dia que dá ‘bode’ de pegar trânsito ou encarar estrada por muitas horas. Acho que muitas pessoas pensam como eu, muitas simplesmente odeiam dirigir e só fazem pela obrigação de se ‘deslocar’.

E se você pudesse contar com um carro automatizado? Não estou falando do piloto automático como um descanso para os seus pés (rs) e sim da possibilidade de você dormir ou trabalhar durante uma rota.

Pois é, a direção automatizada já é uma realidade em estudos e mudaria muito a situação das estradas e ruas do Brasil (de qualquer lugar, na verdade). Diminuiria os riscos de dirigir com sono. E não se trata só de segurança, já que o carro estima a velocidade máxima e as condições externas e se adéqua a elas, melhoraria também diversos outros aspectos, como diminuição no trânsito e no combustível, logo, na poluição; os rodízios de placa para circulação seriam banidos e por ai vai.

Neste “sistema”, todos os carros andariam numa mesma velocidade e com distâncias menores entre eles, com esta margem de segurança, as faixas seriam mais estreitas e mais carros circulariam por ali. Com o tráfego mais livre e freando/acelerando menos o uso da gasosa é menor.

Na década de 80, foi feito um teste com uma Mercedes-Benz automatizada. Ela andou numa Autobahn (aquelas rodovias alemãs que são o sonho de qualquer motorista) em uma viagem de mais de 1000 Km acompanhado de um motorista por segurança. O carro percorreu mais de 150 km sem que o motorista (quase um figurante, rs) intervisse.

De lá para cá, essas pesquisas e os testes evoluíram muito, mas ainda vai demorar bastante tempo para que se chegue a uma fórmula totalmente segura onde automatização e o papel do motorista se encaixem, e de uma forma que as montadoras não sejam responsabilizadas por possíveis falhas (humanas? mecânicas?).

Agora ficam os meus questionamentos: qual seria o sistema ideal: total ou parcialmente automatizado? E o prazer por dirigir?


Aqui vai a matéria completa: http://www.knowledge.allianz.com.br/br/safety_security/carros_pilotagem_automatizada_os_computadores_podem_tornar_estradas_mais_seguras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário