Voltar para o hotsite

13 dezembro 2010

Decoração de Natal e seus devidos cuidados

Agora que estou oficialmente de folga no trabalho minha casa está começando a ganhar cara de festas de final de ano... Fui a uma loja de iluminação e comprei alguns itens para decorar o interior e a fachada e foi quando me lembrei daquele choque besta que tomei há algum tempo. E foi esse choque que mudou a minha vida: fez com que eu percebesse que o risco está em todas as coisas independente da sua dimensão ou importância.

Por isso, não pense que aquele simples pisca-pisca é inofensivo, ele também oferece riscos. Fique de olho nas dicas que um especialista em decoração e iluminação me deu:

Compra: veja se todos os produtos são atestados pelos órgãos de qualidade da categoria, como o INMETRO. Em itens luminosos verifique a qualidade das tomadas, plugs e fios que devem ser resistentes ao calor. É importante que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites, sejam compatíveis com a carga elétrica da sua casa. A decoração, como bolinhas de árvores, não deve ser de material cortante ou fácil de quebrar. Se tiver crianças ou animais em casa, os materiais devem ser grandes para que não sejam engolidos. Para decorar o exterior da sua casa, tome cuidado com altura e certifique-se que o material comprado é resistente ao calor e chuva.

Instalação: verifique se os materiais luminosos estão em boas condições, os novos e os dos anos passados. Proteja os fios descascados com fita isolante. Não os ligue antes de terminar a montagem, evitando choque. Nunca ligue mais de um item na mesma tomada. Não deixe os fios atravessando janelas ou nas passagens. Os luminosos do exterior da sua casa nunca devem ser ligados à rede elétrica pública, a voltagem é muito (mas muito) maior do que a da sua tomada.

Desmontagem: os cuidados devem ser os mesmos com a instalação. Desligue os eletrônicos da tomada antes de manusea-los. Providencie caixas para guardar tudo em segurança e para que não se danifique de um ano para o outro. Mantenha longe das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário