Voltar para o hotsite

17 dezembro 2010

E lá se foi o seu décimo terceiro...

Veja só que coisa triste: minha mãe saiu para fazer as compras de Natal e, como sempre fez, foi do comércio popular ao shopping center de taxi, assim não se preocuparia com estacionamento. E foi carregando sacolas que ela nem percebeu que abriram sua bolsa e levaram a carteira.

E lá foi o filhão que está de férias do trabalho (eu!) pra salvá-la da chateação do boletim de ocorrência e cancelamento de cartões e documentos. Tome certos cuidados para não ser vítima de furtos e roubos, que crescem cerca de 30% nesta época do ano em virtude do 13º salário. Aqui vão algumas dicas (by Delegado de Polícia rs):

Objetos importantes: documentos, celular e outros itens de maior valor comercial devem ser mantidos escondidos, em um bolso interno da bolsa ou junto ao corpo.

Cuidados com a bolsa/ mochila: Não utilize na mão ou parte de trás do corpo, que facilita a ação de criminosos, que puxam e somem antes mesmo de você se virar. Ela deve estar sempre com botões e zíperes fechados e entre o corpo e o braço, com as mãos sobre o fecho.

Banco e caixa eletrônico: evite os lugares de grande movimento, prefira bancos de shopping ou postos de gasolina que oferecem mais segurança, já que bandidos observam sua ação dentro do banco e o esperam do lado de fora para executar o roubo. Antes de sair da agência guarde o dinheiro e a carteira na bolsa. Ande com pouca quantidade de dinheiro e cheques, somente o necessário para as compras do dia.

Dentro e fora das lojas: Só retire a carteira dentro do estabelecimento frente ao caixa. Carregue poucas sacolas e de forma funcional, assim você fica mais seguro (a) da investida de um ladrão. Nunca deixe sua bolsa e sacolas fora de sua visão, furtos também acontecem dentro de lojas. Evite falar ao celular, além de ser um item de interesse para roubos, ladrões podem observar a sua conversa para saber os seus planos de compras.


Qualquer problema que tiver, não hesite em procurar um posto policial, delegacia ou ligar para o 190. A Polícia Militar do Estado de São Paulo aumenta o seu efetivo nesta época por conta desses delitos. O mesmo acontece em muitas cidades do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário