Voltar para o hotsite

14 dezembro 2010

Não seja uma vítima dos crimes virtuais

Ir ao shopping comprar os presentes de Natal está um verdadeiro filme de ação. Quero um dublê já! Horas para estacionar e enfrentar a multidão. Desisti e voltei para casa, fiz uma lista e decidi procurar nas lojas online.

Tranquilo até descobrir que mais de 1 milhão de paulistanos já foram vítimas de fraude virtual com números de documentos e cartões de banco. Só no Distrito Federal, 19 pessoas são vítimas de compras indevidas todos os dias, número que cresce nas datas comerciais, como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães. De janeiro a setembro deste ano, de todos os roubos em conta corrente, 27,3% são em delitos na Internet e 27,2% no mundo real, como cartão clonado.

E como ficar tranquilo com esses números? Veja só as dicas que peguei em um site especialista em segurança na internet:

De quem comprar? Antes de comprar qualquer coisa, verifique se o fornecedor tem razão social, CNPJ, endereço e outras formas de contato além de e-mail (telefone fixo ou loja). Se não o conhece, busque informações sobre a loja e sua reputação online. Indicação de vendas bem sucedidas é sempre boa referência.

É um site seguro? Prefira sites que comecem com “https”, que indica conexão com algum tipo de criptografia, isso já “protege” os seus dados principais (nome, CPF, endereço, número de cartão etc.). Veja se o site possui certificação de segurança, prefira os de empresas conhecidas e confiáveis.

É este mesmo o site que você quer? É muito simples copiar a aparência de um site, aí só basta criar uma URL parecida para enganar que estiver desatento e digitá-la errado ou clicar no resultado dos sites de buscas. Evite clicar em links de emails recebidos, procure digitá-los no seu navegador.

Sua senha é segura? Se a loja online exigir cadastro, use uma senha segura usando letras e números que fogem das iniciais do seu nome/sobrenome e datas de nascimento.

Sabe todo o histórico da compra? Documente todo o processo de transação com o site. Guarde e-mails trocados e anote os números de protocolo/ atendimento. Faça “print screen” de todas as telas de confirmação. Essas atitudes facilitarão uma possível reclamação.


Em qualquer incidente, reporte o problema à loja online. Não solucionando busque ajuda do Procon ou IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário