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08 dezembro 2010

O seu carro em detalhes

Já contei que faço carona solidária com o pessoal da equipe, certo? Ontem foi dia da carona do Cláudio, um dos contrarregras que participa do “esquema” de caronas. Carro bacana, todo equipado, mas dançando loucamente.

E é isso que acontece quando o motorista se preocupa com os acessórios e esquece o fundamental, como o amortecedor. Sem ele, o seu carro não terá linearidade, não terá um “caminhar” macio. Para a roda do seu carro não girar quadrado, é preciso tomar alguns cuidados com este item importante e seus demais componentes.

Não existe manutenção para amortecedores, o sistema deve ser inspecionado a cada 20 mil quilômetros rodados para garantir a segurança do veículo. A troca deve ser feita entre 40 - 50 km rodados, de acordo com o desgaste sofrido. Uma forma de conferir isso é sempre que for fazer o alinhamento ou o balanceamento pedir ao mecânico que dê uma rápida observada se não existe vazamento ou então se as hastes e borrachas estão limpas.

É comum o motorista trocar os amortecedores e não substituir as molas, mas elas não são coadjuvantes no seu carro. O procedimento ideal é trocar as molas sempre que trocar os amortecedores, já que ambos trabalham em conjunto, se um deles estiver com desgaste acentuado o funcionamento do outro equipamento ficará comprometido.

A troca ideal é fazer a substituição dos quatro amortecedores, em especial se já tiverem passado dos 40 mil quilômetros. Porém, se antes de atingir essa quilometragem uma peça apresentar defeito é possível trocar apenas o par, ou seja, os amortecedores do mesmo eixo.

De olho no amortecedor do seu carro daqui pra frente? ;D

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