Voltar para o hotsite

23 dezembro 2010

Uma noite que pode impactar na sua barriguinha 2011

Qual a melhor coisa das festas de final de ano para você? Dá para pensar em várias coisas e não acredito que “a comida” não foi uma das possíveis respostas. ;D

Não tem nada mais gostoso do que ver família e amigos reunidos em volta de uma mesa comendo e bebendo a base de conversas muito engraçadas. Pois esse fator de união também é um vilão na nossa saúde... um risco para a nossa qualidade de vida no ano que está chegando.

Mas para você não viver um conflito entre satisfação de comer, saúde e beleza, peguei algumas dicas em revistas do ramo. Vamos lá:

. Autocontrole e motivação são primordiais para quem quer manter a forma sem subir o índice de gordura no corpo. Faça pequenos pratos e ao repetir pergunte-se “estou com fome? Já estou satisfeito?” e deixe espaço para a sobremesa. Olhe toda a mesa antes de iniciar seu prato. Não vale a pena ser o chatão da ceia e só comer a salada, afinal, é Natal!

. Faça um lanchinho leve uma hora antes de começar a festança. Um iogurte, cereais ou frutas caem muito bem e fazem com que você não chegue já devorando tudo.

. Fuja das delícias com alto teor de gorduras como o pernil, lombo, leitão entre outras. Mas se é dessas que você gosta, prefira combiná-las com arroz branco ou com passas e legumes, batas cozidas/ assadas e as saladas cruas. Evite mais acompanhamentos ricos em gorduras e carboidratos. Evite a pele dessas carnes e, até mesmo, das carnes magras.

. Prefira os cortes magros de boi ou, ainda, aves (chester, peru) e peixes. Aqui você pode combinar com alguma gordurinha, como cremes salgados, salpicão etc.

. Não se exceda nos doces. Coma com parcimônia e alterne com frutinhas, que também são bem gostosas (nada de fruta com leite condensado ou creme de leite - rs), não tenha medo de abusar das frutas cítricas e secas. Sorvete de frutas ou saladas de frutas também são uma boa pedida para quem abusou de comidas com um pouco mais de gordura. Petisque nozes e castanhas com moderação, apesar de pequenas, são ricas em calorias.

. Não exagere nos molhos e temperos que parecem ser leves e inocentes, mas são ricos em gorduras saturadas e hidrogenadas. Molhos a base de maionese podem levar iogurte na sua composição, faça essa troca!

. Pegue leve nas bebidas alcoólicas. Além de serem altamente calóricas, são também diuréticas e nos deixam desidratados. Com isso, a reação de oxidação de gordura (utilização da gordura como fonte de energia), fica menos eficiente. Além do mais, é proibido passar do limite e se embriagar: vexame não combina com festa. O vinho tinto é uma boa opção para o brinde já que é rico em polifenóis, o antioxidante do coração.

Vou deixar uma tabela para você escolher o petisco e a bebida da sua ceia. E conte para qual é o seu segredo para manter a saúde (e o controle) nas festas de fim de ano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário