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11 março 2011

Eu, mecânico nas horas vagas...

Depois de mais de 5 dias sem sair da garagem, precisei do carro e... e... e nada. Dei partida e meu carro não deu sinal algum de vida, nem uma ‘engasgada’ sequer. Comecei a analisar e não consegui descobrir o que impedia o funcionamento. Levei na oficina e na mesma tarde eles repararam a bomba do combustível que impedia que a gasolina chegasse ao sistema.

Muitas vezes nos deparamos com pequenos problemas que impedem o funcionamento normal do carro, muitas delas podemos resolver em casa mesmo, se não for o caso, ao menos devemos saber como não agravar ainda mais. Veja só:

BOBINA: pode haver um superaquecimento da bobina, peça responsável por gerar a corrente de alta tensão que provoca a faísca nas velas. Quando isso ocorre, pode ser um sinal de desgaste da peça. Ela para de produzir corrente e o carro não liga. O jeito é esperar que esfrie para tentar ligá-lo novamente. Trata-se de uma solução de emergência, assim que puder, passe em um autoelétrico e troque a peça.

BOMBA DE COMBUSTÍVEL: muitas vezes a bomba de combustível falha e não consegue mandar o liquido na pressão ideal para o sistema. Em carros com injeção eletrônica, uma maneira de saber se ela está funcionando é fechar os vidros e tentar dar a partida. Nesse momento é possível ouvir o zumbido da peça funcionando. Se não escutar esse barulho, o problema certamente está na bomba. Trocá-la é um procedimento rápido e que pode ser feito no local por um mecânico experiente.

CORREIA DENTADA: ligada ao eixo do comando de válvulas, a correia é acionada pelo motor. À menor suspeita de que tenha se rompido, pare o carro e não tente dar a partida. A troca só deve ser feita em oficina ou concessionária. Mesmo assim, ajuda ter uma de reserva. Os fornecedores da peça recomendam sua substituição a cada 40 ou 50 mil quilômetros.

TAMPA DO DISTRIBUIDOR: tampa do distribuidor trincada não deixa que o carro funcione. Quando isso acontece, a distribuição de energia para as velas fica prejudicada, ocasionando fuga de corrente elétrica. A solução é trocar a tampa, o que se pode fazer até sozinho com um mínimo de conhecimento sobre mecânica.


Algumas vezes, trata-se de um problema pequeno onde podemos não só analisar, como ‘consertar’. O site da revista 4Rodas publicou as dicas anteriores e uma lista dos ‘sintomas’ de alguns problemas comuns dos carros: http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/autoservico/mecanica/pane.shtml ;D

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