Voltar para o hotsite

24 março 2011

Vícios ao volante

Alguém me diz um único vício que faça bem? [silêncio]

Nada que nos prenda a um hábito pode ser muito bom. É ainda pior quando se trata de carro e segurança ao volante, mas esta é a nossa dura realidade, já que no Brasil grande parte dos motoristas já sabia dirigir quando foi à autoescola tirar a habilitação. Daí as manias que, muitas vezes não são seguras ou podem fazer mal ao veículo. Vamos ver alguns desses vícios?

Rodar com o combustível na reserva: a sujeira acumulada no fundo do tanque pode entupir a linha de combustível e deixar o motor falhando.

Esquentar o motor: a prática só te faz perder tempo e combustível, além de liberar gases tóxicos à toa. Você não precisa ligar o veículo e sair acelerando, mas esperar até que o motor atinja sua temperatura normal de funcionamento é desnecessário.

Apoiar pé esquerdo sobre a embreagem: prejuízo certeiro já que o sistema é desgastado prematuramente e pode, até mesmo, aumentar o consumo de combustível.

Não calibrar os pneus com frequência: deve ser verificado uma vez por semana. Pneus mal calibrados aumentam o consumo de combustível, desgaste prematuro e problemas de dirigibilidade.

Ignorar os retrovisores: antes de mudar de faixa de rolamento, lembre-se de conferir se há algum veículo perto demais trafegando nessa mesma faixa.

Ignorar setas: item importantíssimo de segurança na prevenção de colisões, seu uso garante um trânsito mais seguro e fluido. A alavanca está muito perto da mão e não deve ser ignorada.

Rodar lentamente pela faixa da esquerda: essa faixa é usada para ultrapassagens e não para quem quer usar velocidade mínima.


Tem algum vício? E dica? Deixe-as aqui! ;D

Um comentário:

  1. Usar presilha no cinto de segurança também é um vício? Minha mãe faz isso sempre pro cinto não amassar sua roupa, já cansei de dizer que ela "corta" a função do cinto. Abraço.

    ResponderExcluir