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03 março 2011

O bem-estar da sua caranga

Tio Alfredo recebe uma porção de apelidos maldosos por conta da sua pouca atenção. No almoço de domingo, todos tiraram um sarro da sua cara por conta de um episódio: na estrada, seu carro parou por conta de um pneu furado e estava sem estepe. Anoiteceu e ele não conseguia sinalizar corretamente, as luzes do pisca não funcionavam. Um caminhão passou e jateou lama nos para-brisas, ao tentar limpar percebeu que não tinha água no reservatório.

É por essas e outras ocorrências que a revista QuatroRodas faz matérias alertando sobre a manutenção preventiva, que não precisa ser feita na oficina mecânica. Estas dicas devem ser feitas em casa, na seguinte periodicidade.

Toda semana:

Lavadores dos vidros | Crie o hábito de conferir se é preciso completar a água dos limpadores. Acrescente também um pouco de detergente específico. Não use detergente doméstico, pois esses produtos contêm soda cáustica em sua formulação, o que pode ocasionar manchas na pintura.

Óleo do motor | Verifique o nível do óleo do cárter com o veículo sobre uma superfície plana e, de preferência, com o motor frio. Confira no manual a localização da vareta, limpe-a e volte a colocá-la no lugar. Tire novamente e cheque o nível, que deve estar entre as marcas de mínimo e máximo. Se o nível estiver baixo, complete, utilizando um produto com a especificação recomandada pelo fabricante do veículo. Nunca ultrapasse o nível máximo.

Pressão dos pneus | Veja sempre que puder, ou antes, de viajar, seguindo a indicação do manual do proprietário. Lembre-se de que os pneus devem estar frios, ou seja, não devem ter rodado mais do que 3 quilômetros, incluindo o estepe. Acima dessa distância, o atrito dos pneus com o solo aquece o ar interno, que se expande e distorce a calibragem.



Todo mês:

Fluido da direção hidráulica | Para checar o nível, basta abrir o reservatório e conferir, por meio do medidor existente na própria tampa. Complete com o óleo indicado pelo fabricante no manual do proprietário.

Lâmpadas | Verifique o funcionamento das lâmpadas e substitua, se houve necessidade. O processo é simples, mas deve se ter cuidado ao manusear a lâmpada nova, principalmente se for dos faróis. Evite tocar o bulbo, pois a oleosidade natural da pele vai tornar o vidro amarelado, reduzindo sua eficiência e até mesmo diminuindo a vida útil. Se for inevitável, limpe a lâmpada depois, com um pano umedecido com álcool.



Ocasionais:

Palhetas dos limpadores | Providencie a substituição das palhetas toda vez que a borracha estiver ressecada ou danificada, para que não perca a eficiência ou risque o para-brisas. Adquirir um produto específico para o seu automóvel.

Filtro de ar | Veja no manual do veículo a localização do compartimento do filtro de ar e confira seu estado. Sua duração é de aproximadamente 10 mil quilômetros, mas quem trafega em locais muito empoeirados/estradas de terra, deve trocá-lo com mais frequência. Em alguns casos, leves pancadas são suficientes para limpá-lo e dar uma sobrevida. Nunca use jatos de ar comprimido.

Fusíveis | Se o farol não ascende e a lâmpada não está queimada, então a causa deve ser o fusível. Confira no manual do veículo a localização do compartimento de fusíveis. Verifique qual deles é o responsável pelos faróis, retire-o e substitua por um novo. Não improvise com fusíveis, sempre realize a troca com um fusível de mesmo material e amperagem, para não causar sérios danos ao sistema elétrico do automóvel, curto-circuito e até mesmo incêndio.


Independente do serviço faça sempre com muito cuidado, munido de materiais de segurança e o manual do seu carro. Não banque o mecânico e certifique-se de estar fazendo o melhor para você e para o seu carro.

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