Voltar para o hotsite

16 março 2011

Verdades X Mitos automotivos

Sai logo cedo para uma reunião hoje. Na volta recebo o seguinte sms do meu Pai “Filho, faça um favor: passe na oficina do José e pegue uma garrafinha de óleo de mamona”. Chegando em casa meu pai já estava pronto para utilizar a poção mágica... no meu carro.

Hoje contamos com uma série de inovações tecnológicas para cuidar do carro com muita segurança, sem prejudicar o seu funcionamento e sua aparência, mas nas décadas passadas, muita lenda rondava os cuidados automotivos. Para o meu pai, por exemplo, o óleo de mamona é ótimo para limpar os vidros e evitar que embacem rapidamente, o que é uma verdade. Mas ele também queria passar o tal óleo no chassi para ajudar na sua conservação, puro mito: a prática pode fazer com que a sujeira se prenda ainda mais, além de corroer as borrachas de vedação.

E este universo é rondado por verdades X mitos, como estes que pesquisei para postar aqui no blog:

Verdadeiro

# Pisar na embreagem antes de ligar o motor: a prática ficou esquecida, mas ainda ajuda a aliviar a carga no volante do motor no momento da ignição, embora não exista uma orientação oficial das fábricas para que esse procedimento seja adotado.

# É melhor comprar peças nas concessionárias: elas recebem peças das fábricas de automóveis devidamente checadas pelo controle de qualidade. O que lhe garante maior garantia de reposição, da peça e do serviço.

# Gasolina é mais econômica que o etanol: para mover carros de igual peso é necessário mais etanol (o conhecido álcool) que gasolina, isso porque a gasolina produz mais energia que o álcool.


Mito

# Ultrapassar semáforos vermelhos durante a madrugada: apesar do risco de assaltos, principalmente nas grandes cidades, não existe lei que impeça a autuação por passar em farol vermelho em nenhum horário. O ideal é diminuir a velocidade e aproximar-se vagarosamente no cruzamento até que o semáforo fique verde.

# Passar em lombadas/ valetas com o carro na diagonal, uma roda por vez: com o carro em linha reta o carro sofrerá uma torção menor, molas e amortecedores trabalharão ao mesmo tempo, gerando mais conforto a todos passageiros.

# Trafegar com o pisca alerta na neblina para sinalizar que meu carro está ali: o pisca alerta só deve ser usado com o carro parado, esta é a sua função. Nunca ligue o pisca alerta (ou mesmo o farol alto) quando estiver trafegando no meio da neblina. O correto é diminuir a velocidade e ligar os faróis baixos ou de neblina.


Você pode até ter achado o CFC – Curso de Formação de Condutores chato, mas viu como ele é essencial se bem ministrado? (estas dicas foram pesquisadas na revista QuatroRodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário