Voltar para o hotsite

29 março 2011

Qualidade de vida no papel

Ontem estive com alguns amigos e depois do encontro parei para refletir sobre o que eles me diziam o tempo todo: O Fortunato é um ‘boa vida’, nunca está preocupado com nada. Mas eles se enganam, tenho preocupações (e muitas), assim como todo mundo, mas não me deixo abater por elas.

Como sempre digo essa minha vida de dublê é imprevisível: hora tenho trabalho, hora não, mas sempre tenho contas a pagar e muitas outras responsabilidades, e raramente fico sem cumpri-las. O segredo? É fazer um planejamento financeiro e sempre acompanhá-lo. Claro que alguns imprevistos podem acontecer, mas o problema é sempre menor para quem está prevenido.

E para planejar os meses futuros é importante ‘se conhecer’ bem, fazer uma autoanalise muito realista do trabalho, das responsabilidades com casa/ família, vida social e acadêmica. Que tal começar a planejar?

1. Defina prioridades | Nem sempre o que se coloca no papel reflete o que realmente será feito. Para isso, liste tudo o que deseja ser feito (trabalho, estudos, casa, família, diversão etc.) e planeje de uma forma palpável.

2. Organize-se | Manter a mesa do trabalho, a casa, o guarda-roupa, o material dos estudos (...) faz com que ganhemos tempo e evitemos estresse. Saber onde encontrar tudo faz bem pra saúde e pro relógio.

3. Saiba dizer não | Avalie as suas tarefas e diga que não pode ou consegue realizá-las se este for o caso. É melhor dizer não ou pedir ajuda a aceitar e não cumprir.


Este é só o comecinho de uma longa estrada rumo à qualidade de vida. Se você tiver mais dicas, compartilhe. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário