Voltar para o hotsite

18 março 2011

O combinado não sai caro

Já dizia a minha mãe: O combinado não sai caro. Não acho o melhor dos ditos populares, mas é exatamente o que pensei quando o eletricista que contratei para fazer uma pequena reforma em casa desapareceu sem realizar o serviço e, para piorar, com parte do pagamento efetuado.

E eu, que meço todos os possíveis riscos, esqueci de me antecipar a este e fui enganado (hehe). Por isso, fica a minha dica para quem pensa em contratar alguns serviços, como de marceneiro, pedreiro, encanador entre outros profissionais:

. Peça indicação de vizinhos, parentes e amigos que ficaram satisfeitos com o serviço.

. Exija orçamento por escrito e sem compromisso a mais de um profissional ou empresa especializada.

. Explique o problema ou serviço de forma bem clara e com todos os detalhes.

. Peça a opinião do profissional e pergunte como o serviço será realizado, o material que será utilizado, o número de trabalhadores e se o material está embutido no preço orçado.

. Combine a forma de pagamento e tome muito cuidado para não ficar sem o serviço e o dinheiro, já que muitos ‘profissionais’ desaparecem ao receber pela obra solicitada. Pague aos poucos, conforme o serviço for feito e exija recibo de cada pagamento. Pagar adiantado também pode tirar o interesse do prestador, fazendo com que a entrega demore muito mais tempo. O pagamento final só deve ser feito depois de testado o serviço, espere alguns dias.

. Faça um contrato com tudo o que foi acertado verbalmente (custos, forma de pagamento, prazo de entrega do trabalho, tipo de material utilizado e qualquer outro detalhe). Contratante e contratado devem assinar.


É melhor sempre contratar um profissional a tentar realizar algo que não somos especialistas, assim evitamos acidentes e temos um trabalho bem realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário