Voltar para o hotsite

11 outubro 2010

Acorde! Sabe de quem é a culpa da maioria dos acidentes nas estradas?

Mais um feriado aí, só alegria. Tristeza depois é ver os números de acidentes nas rodovias de todo o BR. Dirigir com sono é assumir um grande risco, pois o nível de desempenho é o mesmo de quem consumiu bebida alcoólica. (dados da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp).

Quase sempre ‘culpamos’ as péssimas condições de algumas vias, o excesso de caminhões/ ônibus, mas estatísticas mundiais mostram que entre 26% e 32% dos acidentes de trânsito são provocados por motoristas que dormem na direção, e, segundo o Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes da Unifesp, estes motoristas também são responsáveis por índices entre 17% e 19% das mortes no local do acidente.

Só no Brasil, cerca de 34.597 pessoas morreram em acidentes de trânsito em 2009, segundo o Ministério da Saúde, aplicando a média, são, aproximadamente, 6.600 em virtude do sono ao volante.

Você sabe quando o sono bate de verdade? Não é quando você não dorme bem há dias ou se o trânsito está entediante, mas sim no período em que o motorista tem um declínio na temperatura corporal, entre 12h30 e 14h e das 22h às 6 da manhã. Com a temperatura corporal baixa, o corpo humano libera melatonina, que induz ao sono.

Prevendo o Risco: para não sentir sono ao volante, o ideal é dormir de maneira regular e habitual (dica do diretor do Departamento de Sono da Associação Brasileira de Medicina no Trânsito, Ademir Baptista Silva). Ao sentir o sono, busque um lugar seguro para parar e tirar um cochilo de 15 minutos (entrar em sono profundo pode agravar seu sono ainda mais); antes de partir lave o rosto, tome um café e volte para o volante tranquilo. Em viagens grandes, reveze com outros motoristas que estejam no carro. O sono é cumulativo e pode demorar semanas para você recuperá-lo.


Voltando do feriado e fazendo bonito, ok galera?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário