Voltar para o hotsite

15 outubro 2010

Casa de ferreiro...

Curitiba é uma cidade modelo em muita coisa: melhor transporte público, sustentabilidade, limpeza das áreas públicas. Mas com um ‘coletivo’ tão eficiente, por que a cidade é a maior em números de carros por habitante do país?

E mesmo com este cenário, a prefeitura começou a testar um novo ônibus ainda menos poluente, com motor elétrico. A idéia é aumentar a simpatia de seus habitantes pelo transporte público, aumentando o uso até a Copa de 2014, aproveitando o gancho para servir um bom transporte para os visitantes durante os jogos.

Mesmo com esta novidade, parece que vai ser difícil convencer os curitibanos. Com o avanço socioeconômico, seu crescimento populacional e alta taxa de público adulto é impossível frear a compra de automóveis. O poder de compra é tão estável que o mercado de luxo está ganhando cada vez mais espaço: cerca de 120 Porsches são vendidos todos os meses desde que a loja chegou à cidade, em 2008.

Entre as justificativas dadas em uma pesquisa do URBS - Urbanização de Curitiba, estão a não adequação aos horários dos ônibus, facilidade para compra do carro ou moto, necessidade de liberdade e mobilidade.

Olha só o ranking das cidades mais “lotadas” de carro (dados do IBGE).








E como é o transporte público na sua cidade? Nem preciso dizer que em SP é um caos, mas me dou muito bem com o transporte público e minha bike, preservando meu carro para viagens e pra me deslocar pra lugares mais longes e em horários sem coletivo.

Um comentário:

  1. De todos esses números o que mais me impressionou foi '120 Porsches todos os meses". Cogestionamento bom lá em Curitiba, hein?! rs

    ResponderExcluir