Voltar para o hotsite

20 outubro 2010

Sua casa: o lugar mais seguro do mundo

Auto lá se você acredita nesta máxima, meu chapa. Por mais aconchegante e segura (alarmes, cães de guarda, grades, condomínio fechado,...) que sua casa seja, ela também oferece riscos pra sua saúde e integridade física. Muito diferentes da rua e do trânsito, mas existe.

Os números do SUS - Sistema Único de Saúde assustam: um terço dos atendimentos por lesões traumáticas em todo o país ocorre com pessoas idosas, sendo que 75% desses acidentes aconteceram dentro de casa. A maior parte desses acidentes, 46%, acontece no trajeto entre o banheiro e o quarto. 34% das quedas provocam algum tipo de fratura séria.

Seja idoso ou não, a prevenção para os acidentes domésticos são muito simples, basta algumas mudanças de hábito um pouco óbvias:

. Mantenha os pisos secos e ao encerar retire todo o excesso de cera do chão.
. Não ande de meias ou chinelos ou sapatos largos/mal ajustados.
. Retire os móveis que atrapalham a passagem e que não são muito visíveis em primeiro lance de vista (móveis baixos, gavetas abertas, fios espalhados).
. Evite tapetes nos pisos lisos ou use telas antiderrapantes debaixo deles para evitar escorregões (busque na internet empresas que distribuem estas telinha na sua cidade ;D).















. Não ande pela casa no escuro, descer escada jamais. Mesmo conhecendo sua casa, essa atitude é uma armadilha para quedas.
. Não use cadeiras ou banquinhos para alcançar algo, escadas são ideais, pois possui o apoio certo.


Não importa sua idade, esses cuidados são válidos pra todo mundo. Vamos começar as mudanças? =D

Um comentário:

  1. Nossa, agora percebi os riscos que eu corria. Descer ou subir correndo na escada no escuro, nunca mais! Seu site e seu blog estão fantásticos!

    Obrigado,
    JuliaPC

    ResponderExcluir