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27 outubro 2010

Carros vendidos no Brasil apresentam falha de segurança

Airbag virou lei nacional: a partir de 2014 todos os veículos terão de sair da fábrica com o item de segurança e freios ABS, regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Sorte das montadoras (e infelicidade dos motoristas) que a regra só valerá para daqui a alguns anos, já que uma recente avaliação realizada pelo Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina) mostrou que nenhum dos carros testados teve 100% de qualidade de desempenho.

No Brasil, o teste é representado pela Proteste Associação de Consumidores e avaliou seis modelos de carros (três são produzidos no Brasil ou na Argentina e possuem versão com ou sem airbag) e nenhum atingiu o grau máximo de segurança.

Os carros examinados foram submetidos a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo que simulava outro automóvel. Mesmo os carros bem avaliados no mercado e com itens de segurança importantes, o airbag ofereceu riscos de lesões aos motoristas e passageiros, incluindo perigo para as crianças.

Estes testes são importantes para avaliarmos a compra e para que os fabricantes saibam da necessidade de melhoria nos sistemas de segurança (não somente nos acessórios de conforto), antes mesmo de virarem lei ou entrarem para a lista de produtos testados pelo INMETRO e outros institutos de qualidade.


O Centro de Tecnologia da Allianz também realizou um teste de segurança e importância com airbags. Vale a pena ver: http://www.youtube.com/allianzbrasil#p/c/2C925F45A7E0EBFF/6/yekgNhi--d8


Para ver a lista dos carros que participaram do teste da Latin NCAP e do Proteste e o seu resultado clique aqui.

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