Voltar para o hotsite

26 outubro 2010

Sua cozinha no maior gás

Qual a primeira imagem que vem na sua mente quando pensa em acidentes na cozinha? Perguntei pra D. Sofia, a senhorinha que limpa minha casa, e ela disse “queimar o feijão”. Que bom que este é o ápice do acidente para ela. Para mim, acidente com panelas que estão no fogão e queimaduras.

Continue considerando essas opções, mas o que pouca gente sabe é que, mesmo com gás canalizado instalado em muitas residências, acidentes com botijões são muito comuns. Só na cidade de São Paulo são três acidentes por dia. Muitos deles, com registros de casas que foram abaladas (e até soterradas), feridos e mortes.

Em 2009 foram 1.363 ocorrências do tipo, sendo que 99 tiveram princípio de incêndio. Este ano, já foram mais 855 chamados de socorro ao Corpo de Bombeiros, que aponta que a maioria dos acidentes acontece onde já existe rede de gás canalizado, mas há pouca adesão ao serviço. O risco deste tipo de acidente é que, quase sempre, impacta as casas ou apartamentos vizinhos/ superiores/ inferiores, o que aumenta a probabilidade de acidentes, feridos e mortes.

Dicas importantes para fazer bonito na prevenção:
- Antes de qualquer coisa regularize a distribuição junto à companhia de gás que abastece a sua cidade (no caso de Sâo Paulo, a Comgás).
- Obedeça ao prazo de validade dos acessórios do botijão, como mangueira, abraçadeiras e regulador de pressão, que devem obedecer às normas de segurança.
- Só compre botijões de empresas confiáveis e avalie o estado deles: sem amassados ou enferrujados.


Esse tipo de prejuízo (explosões, incêndio) é coberto por bons seguros residenciais e garantem a reposição total ou parcial dos danos causados na sua casa ou a terceiros. Vale ter este ‘socorro’. Aqui fica a dica do meu seguro: http://www.allianz.com.br/seguros_para_pessoas/residencia_p/index.asp

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, Fortunato!!!

    E bem oportuno também, as pessoas pensam que é só usar, usar e nunca cuidar, não é bem assim. Eu tenho muito medo, aliás, tenho pavor desse tipo de acidente.

    Sinto falta de gás encanado, aqui em Manaus não é comum que residências tenham esse tipo de servico. No meu apartamento, tem, foi o primeiro condomínio aqui, a ter gás encanado, mas é do tipo que fica armazenado em bujões(cilíndros) enormes, e ficava bem embaixo do meu ap, pense na agonia da hora de trasferir a carga, e o cheiro que vinha do corredor...afff

    Mudei, e na minha casa ainda não tenho, tenho usado botijões comuns, mas pretendo logo, logo, fazer um servico melhor, colocar um cilíndro maior num local seguro do quintal e fazer uma tubulacão adequada.

    Interessante seu post, pq vem bem de acordo com minhas preocupacões diárias, isso pq só uso a cozinha da área externa, por enquanto, pq vem a temporada de chuvas infinitas aqui, ai vou ter que usar a cozinha interna...rsrrsrsrsrs

    Abracos e parabéns pelo blog...fique na paz!

    ResponderExcluir