Voltar para o hotsite

10 fevereiro 2011

Estão de olho na sua conta

Fico imaginando minha vizinha, que é o retrato da elegância, passando pelo o que eu passei hoje de manhã quando voltava do parque: passei em um café, tomei um lanche, comprei algumas revistas e fui tentar o pagamento. Foi só uma tentativa, pois meu cartão tinha sido bloqueado. Liguei no mesmo minuto para a operadora de cartões de crédito que me informou que naquele mesmo momento, meu cartão estava em outra loja, no Espírito Santo.

Eu, que nunca estive em terras capixabas e, muito menos, gastaria mais de R$ 10 mil em roupas, fiquei assustado. Tratava-se de uma fraude, que consegui suspender por tentar passar o cartão na mesma hora. Sorte minha, azar dos bandidos que foram pegos em flagrante.

Sou sempre muito cauteloso com documentos e minhas senhas, mas a tecnologia também está aí para fazer “coisas erradas”. Por isso, tome o máximo de cuidados com o seus cartões:

. Tente memorizar suas senhas, se não for possível, não guarde cartão e senhas no mesmo local.

. Ao usar caixa eletrônico, evite movimentos que transpareçam a senha digitada. Incline o corpo para dificultar a visão de outras pessoas.

. Não peça ajuda de pessoas desconhecidas. Quando estiver no banco, converse somente com funcionários autorizados a ajudar.

. Em lojas que ainda utilizam carbono em seus recibos de cartão, peça para que seja entregue a você, rasgue-o e jogue fora.

. Nunca fornecer seus dados pessoais (números de documento, telefones e endereço) por telefone, principalmente quando estiver em locais públicos. Não digite números solicitados.

. Diante de perda, furto ou roubo de seu cartão de débito/ crédito ligue imediatamente para a operadora do seu cartão ou agência bancária. Dirija-se imediatamente a um Distrito Policial para fazer o Boletim de Ocorrência (em caso de perda ou furto, o BO pode ser feito pela internet: http://www.ssp.sp.gov.br/bo/ ).


Esse tipo de fraude é cada dia mais comum. Algumas vezes a clonagem da sua conta é feita sem que a ‘quadrilha’ tenha tido acesso ao seu cartão, o furto de informações pode ser feito em registros bancários que foram roubados. O importante é sempre estar atento às suas atitudes e a sua conta bancária, para certificar-se que só você está movimentando-a. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário