Voltar para o hotsite

21 fevereiro 2011

Moto: liberdade com segurança

Qu motocicleta é perigoso, nem preciso dizer, os números já dizem por si só: cerca de 1 milhão de acidentes em todo o Brasil por ano, 214 mil internações, 18 mil mortes, sendo que 45% são instantâneas.
Outras várias estatísticas mostram que grande parte desses acidentes são ocasionados pela imprudência de seus motoristas que deixam de usar capacete, andam alcoolizados, entre outros. Se você pilota uma moto, que tal fazer diferente e ajudar a diminuir esses índices?


#1 Equipamento de segurança | Além do capacete, é importante proteger também os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos. Mesmo que você não seja um piloto de MotoCross, estes itens ajudam na sua proteção no trânsito caótico. Também use sempre calça e casaco.

#2 Farol aceso dia e noite | Estando a 40 metros de distância, uma motocicleta pode sumir do campo visual do motorista, ‘escondendo-se’ atrás de um objeto pendurado no retrovisor ou um adesivo. Manter o farol da moto aceso ajuda a torná-lo mais visível. Roupas e capacete de cores claras também podem ajudar.

#3 Pilote de forma defensiva | A atitude defensiva no trânsito significa dirigir por você e pelos outros, antecipar-se em relação aos erros alheios e demais riscos. Pense que, uma vez envolvido em um acidente, pouco adianta provar que a culpa foi de outra pessoa. Aprenda a antever as imprudências e erros dos outros.

#4 Concentração | Moto deixa o seu piloto mais exposto, é menor em relação aos demais veículos e menos visível: boas justificativas para estar totalmente atento ao trânsito. No motociclismo, se o motorista de um carro comete um erro, a consequência fica para a moto. No entanto, em uma situação de risco, a moto tem poder de responder mais rápido, tudo dependendo da atenção de quem a pilota.

#5 Conheça as ameaças mais comuns | É preciso conhecer os riscos deste transporte para evitá-los: 1. Frequentes fechadas (atenção redobrada em vias movimentadas), 2. pedestres distraídos (cuidado em ruas onde não há sinalização de pedestres), 3. crianças em áreas escolares (diminua a velocidade nestes locais), 4. animais nas ruas (desvie dos bichanos), 5. linhas de pipa na rua (instale uma haste metálica protetora que é instalada no guidão da moto, parecida com antenas de rádio), entre outros perigos.



Estas são somente algumas dicas de atenção. Vale lembrar que é sempre importante seguir as regras de trânsito como limite de velocidade e, ao dirigir a noite, os cuidados devem ser redobrados. ;D

Tem mais alguma sugestão de segurança? Deixe-a aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário