Voltar para o hotsite

23 fevereiro 2011

Transporte escolar clandestino?

A minha corrida diurna inclui o trajeto por um colégio aqui do bairro. Sempre faço em um horário quando as crianças ainda não saíram de suas camas, mas hoje me atrasei e dei de cara com aquela multidão de menos de 1 metro de altura.

Entre peruas escolares devidamente dentro da lei e da segurança, avistei uma mãe que passava bem longe disto. Seu sedan não parava de acomodar crianças, uma em cima da outra: uma verdadeira diversão para as crianças, mas também um grande risco. Conversei com a inspetora que entregava as crianças a seus responsáveis e ela não titubeou: “ahhh, eles moram aqui pertinho, poucas quadras”. E eu disparei contra a irresponsabilidade:

1. Crianças com menos de 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás, atadas aos cintos de segurança ou acomodadas nas cadeirinhas apropriadas a sua idade.

2. Os recém-nascidos devem viajar no bebê-conforto. As crianças que já conseguem sentar devem passar para a cadeirinha de segurança. Acima de quatro anos, é hora de a criança usar o assento de elevação. Com sete ou mais anos, já é hora de usar o cinto de segurança de três pontos.

3. Bebês, mesmo os recém-nascidos, não devem viajar no colo de suas mães. Em caso de colisão, a criança será facilmente arremessa contra o para-brisa.

4. Crianças até um ano de idade devem ficar nas cadeirinhas fixadas de costas para o sentido do carro. Depois dessa idade, a cadeirinha pode ficar na posição normal.

5. Crianças com mais de 7 anos ou quando a cadeirinha não mais oferece proteção à nuca, em função de seu crescimento, é o momento de colocá-lo diretamente no próprio banco do veículo, presa pelo cinto de segurança. Verifique a altura do cinto de segurança: caso a posição do cinto possa causar enforcamento, acomode-a em cima de uma almofada.

6. Se os seus filhos utilizam o transporte escolar, certifique-se de que eles são transportados da forma adequada e segura.

A conscientização feita pelo governo Tcheco é forte demais, fiquei chocado com os filmes. Mas será que seria efetiva no Brasil? Veja e dê sua opinião: http://www.youtube.com/watch?v=artrkOzW_Ho

6 comentários:

  1. Todos os dias eu recebia minha irmã que chegava da escolinha de 'perua'... sempre a maior algazarra de crianças. Uma freada brusca poderia ser fatal.

    É muito importante MESMO que os pais estejam atentos para a segurança do transp. escolar. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. fatal E TRANSPORTE CLANDESTINO.PNEU CARECA.MOTORISTA DESABILITADO PARA A FUNÇAO CINTO DE SEGURANÇA SEM BABA.ISSO E FATAL..MOTORISTA INRRESPONSSAVEL..SEM CURÇO..

    ResponderExcluir
  3. AQUELA VAN ESCOLAR COM FAIXA .E MUITO DIFICIL DELA SER CLANDESTINA .OS PROPRIOS TRANSPORTADORES LEGALIZADOS IRIAM SABER MAS AQUELES VEICULOS PARTICULARES TIPO DOBLO ESSE VC NAO VE.NEM SABE O RISCO ...ENTENDEU...

    ResponderExcluir
  4. NAO ESTOU QUERENDO TAMPAR O SOL COM A PENEIRA MAS OLHA BEM ONUBUS COLETIVO MAE VAO EM PE COM CRIANÇA NO COLO CADE O CINTO DE SEGURANÇA. A TA ELA E UMA EMPRESA NÉ ELA DA IMPOSTOS NÉ TADINHA NAO TEM CONDIÇOES DE COLOCAR MAIS ONIBUS NE PARA OS PASSAGEIROS IREM SENTADOS NÉ QUE DO. FALA SERIO;;;;

    ResponderExcluir
  5. BOM PRIMEIRO NAO LEVO CRIANÇAS PEQUENAS A CADEIRINHA E CARA E A MENSSALEDADE IRIA SUBIR MUITO PREZADO PAI COMPRE SUA CADEIRINHA E LEVE SEU FILHO...JA VIU O PREÇO COLOCA CADEIRA TIRA CADEIRA COLOCA CADEIRA TIRA CADEIRA..PREFIRO NAO TRANSPORTAR ...MELHOR MANEIRA

    ResponderExcluir
  6. A lei foi feita para obrigar as pessoas a fazerem o que elas deveriam ter interesse em fazer por conta própria: se proteger, ter uma vida segura. A lei também ampara a grávida e mães com crianças de colo, elas ficam sentadas no transporte público. Algumas vans possuem o cinto de segurança.

    Bem, medir os riscos de cada ação é o começo para uma vida segura. ;D

    ResponderExcluir