Voltar para o hotsite

16 fevereiro 2011

Você sabe o que significa cada taxa paga para manter o seu carro?

Tirando o seguro auto, que não é obrigatório, mas muito importante para assegurar o proprietário do carro em caso de colisão e avarias, todos os anos pagamos algumas taxas e impostos sem ao menos saber a sua função, pelo simples poder da lei.

Pagamos e muitas vezes reclamamos, mas saiba que existe um motivo para esses três amigos do seu carro e inimigos do seu bolso:

IPVA | O tributo anual para proprietários de automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, aeronaves e embarcações, cujo custo é baseado no valor venal do veículo, é aplicado em serviços públicos (saúde, educação e segurança).

Licenciamento | Autoriza o veículo a circular em território nacional, por isso, deve ser sempre carregado junto ao documento do carro e carta de motorista do condutor. A ideia é que o Licenciamento seja vinculado a uma vistoria rigorosa das condições do veículo, mas ainda levará algum tempo para que seja regra em todo o país. Por enquanto, ela serve para cobrir os custos da emissão da documentação do veículo. Confira o cronograma:


Seguro Obrigatório | ampara as vítimas de acidentes que envolve veículos em todo o país. Qualquer pessoa que for vítima de um acidente (ou, em caso de morte, o seu beneficiário), pode requerer a indenização do Seguro Obrigatório DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). As indenizações são pagas individualmente, não importando quantas vítimas o acidente tenha causado e não dependem da apuração de seus culpados. Mesmo que o veículo não possa ser identificado, as vítimas têm direito a cobertura, que prevê indenizações em casos de morte e invalidez permanente, além de reembolso de despesas médicas e hospitalares. Mais informações aqui: http://www.dpvatseguro.com.br


Com essas informações ficou bacana estar dentro da lei. =D

2 comentários:

  1. Pois é, o Licenciamento sempre existiu e a tal vistoria nunca. Aí eles 'inventaram' a inspeção veicular, logo, mais uma taxa. =[

    ResponderExcluir
  2. Capaz que, suponho eu, quando essa vistoria virar realidade, não existirá mais a inspeção veicular. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir