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07 fevereiro 2011

Fazendo o check-up no seu carro

Existe todo tipo de relação carro-proprietário: daquele que trata a caranga melhor do que a família, ao proprietário que rala, bate e suja o carro e não liga a mínima. Eu trato o meu como um objeto que existe para me servir, mas que também merece – E PRECISA – de cuidados.

Manutenção, seguro auto, lavagem, troca de pneu são somente algumas obrigações que tenho com meu carro. E que todos deveriam ter. Se você quer que o seu carro tenha uma vida mais longa, trate-o de forma adequada. Aqui vão algumas dicas:


ALINHAMENTO | Essencial para a segurança, conservação e maior economia. É importante que seja feito a cada 10 mil quilômetros para evitar o consumo prematuro dos pneus, o desequilíbrio do carro e o desgaste do sistema de suspensão e direção.

ESCAPAMENTO | O uso constante faz com que os resíduos corrosivos de combustível e óleo desgastem o escapamento do seu carro. Ao notar buracos ou rachaduras o item deve ser trocado para não comprometer o funcionamento do motor.

FARÓIS | Eles também precisam ser revisados periodicamente, preferencialmente a cada 90 dias, pois as lâmpadas vão perdendo a regulagem original a cada buraco nas ruas e estradas.

CATALISADOR | É um dispositivo instalado no escapamento com a função de transformar substâncias poluentes em gases menos nocivos à atmosfera. Pode durar até 80 mil quilômetros se o motorista tomar certos cuidados: evite entrar em poças de água profundas e passar por pedras/ guias altas.

CINTO DE SEGURANÇA | Peça fundamental e de uso obrigatório. Verifique sempre a conservação dos engates e os pontos de fixação da peça. As tiras devem estar bem costuradas e sem folgas. Lubrifique sempre os mecanismos de trava.

CAMBAGEM | É o ajuste que determina o ângulo entre o chão e a linha vertical da roda. O controle dessa inclinação, que pode ser positivo ou negativo, influencia as características de rolamento das rodas. Um sinal de que existe problema na cambagem é o desgaste irregular dos pneus. Uma checagem nas rodas a cada 10 mil quilômetros, incluindo o rodízio dos pneus, é indicada. Oficinas especializadas fazem a leitura da inclinação por meio de sensores eletrônicos. O alinhamento e o balanceamento devem ser incluídos no ajuste para que o acerto seja realmente eficiente.

LIMPADOR DE PARA-BRISA | Equipamento fundamental. Verifique periodicamente a pressão do braço do limpador, a borracha das palhetas (se ela passa e deixa marcas no vidro, está na hora de trocá-las), bem como o jato do esguicho de água do para-brisa.

LUZES | Verifique constantemente o funcionamento de lanternas, piscas, luzes de freio e de ré, iluminação interna, luzes do painel, bem como a bateria, pois são itens de suma importância. No caso da bateria, observe se os cabos estão oxidados ou frouxos/ soltos.


Viu como é simples tratar o seu carro como um carro? ;D

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