Voltar para o hotsite

22 fevereiro 2011

Uma ideia refrescante

Não ando conseguindo dormir direito tamanho é o calor. Realmente este verão está mais quente que o anterior, que também foi mais quente que o outro. Consequências de tantos problemas ambientais, como efeito estufa entre outros.

Se você não quer investir em um ar condicionado e acha que o ventilador já não adianta mais, essas dicas são para você:


1. Em dias quentes, conserve persianas e cortinas fechadas para deixar o calor do lado de fora. Se o interior da casa / escritório já estiver quente, abra janelas onde o Sol não esteja batendo, criando uma corrente de ventilação.

2. À noite, quando a temperatura cair, abra portas e janelas para deixar o ar mais frio entrar. Ligar exaustores de banheiros e cozinhas por um breve período ajuda a ‘puxar’ o ar quente do ambiente.

3. Pendure lençóis molhados na janela. A evaporação da água terá um efeito refrescante.

4. Se o local tem dois ou mais andares, procure usar os andares inferiores durante o dia, quando devem estar mais frios.


Você ainda pode investir em pequenas reformas para ‘esfriar’ este e os próximos verões:

1. Verifique se a casa e o telhado estão bem isolados. Um isolamento reflexivo sob o telhado reduz a concentração de calor no verão. Uma segunda opção é instalar jardim nas lajes, eles refrescam o teto e isolam o calor, mas este procedimento deve ser feito por um paisagista/ arquiteto especializado para não causar infiltração.

2. Substitua parte da calçada e piso do quintal que estão voltados para o norte e substitua-o por grama, plantas rasteiras ou arbustos, expulsando o acumulo de calor.


Vou pesquisar os prós e contras dos sistemas de ventilação e trazer para o blog na próxima semana (Dicas valiosas tiradas do livro Salve o Meio Ambiente - Equilibre seu orçamento cuidando do planeta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário