Voltar para o hotsite

01 fevereiro 2011

Seu carro no maior bronze

Venho falando bastante sobre o verão, a época das fortes chuvas, mas acabei esquecendo de abordar os efeitos do Sol no nosso dia a dia. Para se proteger de queimaduras, você deve usar um alto fator de proteção solar na pele e um chapéu ou boné. Mas e o seu carro?

O meu carro fica estacionado em garagem coberta, mesmo assim tenho o cuidado de encerar a lataria vez ou outra e deixar que os bancos de couro arejem quando o calor passa (uma fresca no fim da tarde). Mas da minha casa, vejo o carro da Helena, minha vizinha, que sofre com o Sol forte e já está com a lataria um pouco comprometida. Espero que as dicas a seguir ajudem-na:


Dentro do carro:

. Se você é adepto do ar condicionado, lembre-se que o sistema de ventilação precisa de manutenção e limpeza, ainda mais no verão, época onde ele é usado com mais frequência e por um período maior. Ele pode impregnar bactérias e fungos que comprometem a qualidade do ar dentro da sua caranga, podendo causar, até mesmo, alergias e doenças. A manutenção pode ser feita em oficinas e, geralmente, é um serviço rápido e barato, não pague mais de R$ 50 por ele.

. Telas protetoras removíveis “barram” a entrada dos raios solares e, por consequência, do aquecimento, quando seu carro está por muito tempo debaixo do Sol, estacionado ou andando. Você pode utilizar as telas para-brisas quando você estacionar na rua, mas nunca use no para-brisa traseiro quando o carro estiver em movimento.

. Se o seu carro possui bancos de couro, procure limpadores especiais para os bancos do seu veículo. O calor pode ressecar e rachar o couro. Para diminuir o calor que ele forma, use capas de tecido durante o verão, não é tão bonito quanto o couro, mas pode te dar maior conforto nos dias quentes.


Parte externa do carro:

. Película protetora (vulgo, insulfilm), além de diminuir a visibilidade dentro do seu carro, o que é considerado uma medida de segurança, ajuda a diminuir a incidência do Sol dentro do veiculo, deixando o carro um pouco mais fresco.

. Encere o seu carro a cada dois meses. Se ele fica estacionado ao relento (sol e chuva) como o da minha vizinha, realize esta “hidratação” com mais frequência.

. No verão o seu carro também ‘bebe’ mais água e pede mais lubrificação, por isso, dê atenção a estes itens.


Se você tiver alguma outra dica ou dúvida, deixe-a aqui! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário