Voltar para o hotsite

14 janeiro 2011

Estresse, pressão, correria: significado de ‘trabalho’ pra muita gente

Acho que só retorno ao trabalho em fevereiro, mas estou sofrendo a ausência dos meus parentes e amigos que já estão em sua rotina normal. Sou exceção, mas grande parte dos meus conhecidos que trabalha em escritório passam por “grandes aventuras” durante o dia.

E tenho ouvido algumas reclamações sobre o estresse e dos possíveis riscos de acidentes no trabalho, isso por que ainda estamos na segunda semana do ano =/. E para que as pessoas que eu conheço (e as que você conhece também) tenham dias mais suaves e longe dos riscos, vou reproduzir algumas dicas que achei na web:

# Faça com que o seu local de trabalho seja confortável adequando-o a sua altura e seu porte físico. O “conforto” é um estímulo para suas atividades e diminui os riscos de lesões e acidentes.

# Organize o seu espaço, deixando os objetos nos seus devidos lugares e bem guardados, evitando improviso e acidentes: mesa com muitos papéis e copo/garrafa d’água que podem causar uma sujeirada ou porta-caneta com estiletes e tesouras que podem te cortar quando você só precisa pegar um lápis, por exemplo.

# Saiba os riscos e cuidados que envolvem a sua profissão e as formas de proteção disponíveis. No escritório, você pode providenciar apoios para os braços se usa bastante o computador e seu teclado. Em áreas externas, você deve usar capacetes e aventais. Se trabalha com produtos químicos, máscaras. E assim de acordo com cada profissão e função.

# Se trabalha muitas horas sentado (a), mantenha uma postura adequada. Faça pequenas paradas a cada 2 horas, como ida ao banheiro ou ao café. Fazer alongamento durante o dia é um bom auxiliar do bem estar.






















A minha dica é não sair do trabalho com o problema na cabeça, não deixe de reportar suas dificuldades ao seu chefe ou ao departamento de Recursos Humanos. E não se esqueça de levar o dia de forma suave. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário