Voltar para o hotsite

07 janeiro 2011

Filtro solar: não saia de casa sem ele!

Hoje saí para um volta de bicicleta com o Marcão, um colega dublê. Estávamos conversando normalmente enquanto eu colocava meu capacete, joelheira, tornozeleira, até que pegasse meu bloqueador solar para passar no rosto e braços. O Marcão caiu na gargalhada e disse que era muita frescura para alguém que “pega fogo” como quem vai à padaria.

Depois que as risadas pararam, entrei na parte óbvia da conversa: filtro solar também é coisa para machão e não deve ser usado somente na praia! E continuei falando sobre uma pesquisa recente do INCA - Instituto Nacional de Câncer que mostra que apenas 8,5% dos homens que moram na cidade de São Paulo usam protetor solar. A prática é importante para prevenir o câncer de pele, o mais comum dos tumores.

Já as mulheres se protegem mais: 24,5% das paulistanas não saem de casa sem aplicar algum tipo de creme com bloqueador solar. De acordo com o Inca, o não melanoma (câncer com alto índice de cura), o menos invasivo dos cânceres, é mais comum em homens e atingiu mais de 53 mil pessoas do sexo masculino em todo o Brasil em 2010. O tumor está associado à exposição solar e é mais frequente em pessoas de pele clara.

O filtro solar é uma arma importante para a prevenção do câncer, mas a maioria das pessoas acredita que é somente necessário passar quando está na praia ou em momentos de lazer. Erro grave, pois o protetor solar deve ser utilizado mesmo em dias nublados. O ideal é não se expor ao sol no período entre 10 e 16 horas, quando a incidência de raios UV é maior. Já o raio UVA é mais nocivo, pois não queima a pele, mas atinge as camadas mais profundas, sempre que há luz, o UVA está presente.

Por isso, busque um bom protetor/ bloqueador solar facial ou use hidratantes que possuem esta proteção, pela sua saúde e beleza. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário