Voltar para o hotsite

28 janeiro 2011

Não conseguiu fugir da enchente. E agora?

Especialistas em alterações do clima fazem uma previsão diária da quantidade de chuva em milímetros. O que eu ainda não entendi é como pode chover em um único dia o previsto para um mês todo. Quem explica?

E foi numa dessas previsões malucas que seu carro foi pego por uma enchente? Se desespere... mas só um pouquinho, por que tudo tem salvação. ;D

# Cilindrada do motor: Quanto maior a cilindrada do motor, mais facilmente o motor absorve a água pelo duto de admissão, podendo comprometer o seu motor (ainda mais).

# Alternador: Quando atingido pela água, pode causar parada do veículo em função de dano ao sistema de carga da bateria.

# Centrais elétricas: A contaminação destes quadros elétricos comprometem os respectivos circuitos protegidos pelos fusíveis ou acionados por eles, podendo indiretamente ocasionar a parada do veículo pela interrupção do funcionamento destes circuitos.

# Sensor de oxigênio (Lambda): Em contato com a água, pode ter sua leitura distorcida ou até mesmo interrompida, comprometendo ou mesmo impedindo o gerenciamento da injeção eletrônica, vital para a manutenção do funcionamento do motor.

# Sensor de rotação do motor: Seu funcionamento depende do perfeito monitoramento de um elemento de referência. Havendo a contaminação por água de seu captador, pode ocorrer a falha e interrupção do gerenciamento da injeção eletrônica ao motor.

# Embreagem: Depende de elementos de fricção para assegurar o fluxo de propulsão do motor até as rodas. Quando esses elementos são contaminados pela água, podem comprometer sua aderência e, consequentemente, a tração do veículo.


POR ISSO, se entrar água no motor do seu carro, o veículo deve ser rebocado imediatamente. Na oficina, o seu carro será avaliado por especialistas para limpar e reparar os sistemas. Deixe esses problemas (reboque, indicação de oficina,...) para a sua seguradora, não faça tentativas de salvar o seu carro e preocupe-se em somente em sair do local... a pé!

(Estas dicas são da revista CESVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário